A boa temporada do Sport, dentro e fora de campo, rende elogios de críticos e também serve de exemplo para outras agremiações. O Rubro-negro vislumbra uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores e já angariou mais de 26 mil novos associados, em 2015. Tais fatos são inspiradores para o Botafogo-PB, tradicional agremiação nordestina.
Atualmente, o clube paraibano conta com apenas 461 afiliados, de acordo com o Movimento por um Futebol Melhor, e aparece na 47º posição do Torcedômetro. Já o Sport tem 41.930 adeptos e está no Top 10 do ranking nacional.
Números distantes para a realidade da agremiação que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. Contudo, o Alvinegro da Estrela Vermelha sonha alto. Para isso, trouxe Giovane Martineli visando ao cargo de diretor-executivo do clube. Experiente no ‘campo’ dos sócios-torcedores, implementou com sucesso projetos semelhantes, principalmente em São Paulo, e confia no potencial da torcida.
- O Sport é um exemplo para a gente, pois é da mesma região, e não foge muito da nossa realidade. Ele faz um trabalho de engajamento dos torcedores muito bacana. O clube conseguiu desassociar o programa de sócios aos ingressos para vender os benefícios e as ativações. Esse conceito que eu pretendo levar ao Botafogo. Lógico que haverá benefício em ingressos, mas além de ajudar o clube a ter uma fonte de receita interessante, quem virar sócio vai ter muitos benefícios em ações com atletas - comenta o dirigente.
Entre as principais propostas, Martineli adequará os valores praticados e criará novas categorias no programa de sócio-torcedor. Além disso, o investimento em comunicação e ações especiais serão maciços.
- O programa de sócio-torcedor do Botafogo tem tudo para, no médio prazo, ser a principal fonte de receita do clube. E não estou falando em números absurdos. Se chegarmos, ao final de 2016, com de 5 a 8 mil sócios-torcedores, a gente já poderá contar com uma receita significativa. É um trabalho longo, pois o clube tem menos de 500 associados, mas pelo potencial da torcida e pelas ações seria um número totalmente viável - completa o cartola.
Para atrair e fidelizar os adeptos, o Botafogo-PB integra o Movimento por um Futebol Melhor e oferece benefícios como desconto em produtos de Ambev, Unilever, Pepsico, SKY, TIM, BIC, Centauro.com.br, Easy Taxi, Multiplus, Editora Abril, Méliuz e Raízen, empresas parceiras do projeto.
Desde 2013, o Movimento concedeu mais de R$ 60 milhões em descontos aos associados. Em julho, o projeto atingiu a histórica marca de 1 milhão de sócios e contribui para uma receita estimada de R$ 400 milhões/ano no futebol brasileiro.