O domínio do Bahia sobre o Atlético-GO consolidou uma vitória tranquila aos donos da casa, para garantir a vaga nos playoffs da Libertadores 2025. O duelo, válido pela 38ª e última rodada do Brasileirão, neste domingo (8), foi marcado pelo triunfo tricolor por 2 a 0, com gols de Thaciano e Luciano Rodríguez.
Com a vitória, o Bahia chegou aos 53 pontos e garantiu a última vaga para a Libertadores de 2025, na oitava posição da tabela. Já rebaixado, o Atlético-GO não soma mais pontos e se mantém na vice lanterna do Brasileirão.
➡️ Veja a classificação do Campeonato Brasileiro
Como foi o jogo?
O primeiro tempo iniciou com grande chance para o Atlético-GO, com jogada de Derek, que acabou chutando para fora. Precisando da vitória, o Bahia tomou as rédeas da partida e definiu um ritmo agitado, com jogadas perigosas e oportunidades criadas. O quesito finalização, no entanto, não foi bem-sucedido na maior parte do período. O gol não veio até os 40 minutos, com cruzamento de Ademir e cabeceio de Thaciano para balançar as redes.
Após o intervalo, o segundo tempo foi marcado, mais uma vez, pelo domínio tricolor sobre o Atlético-GO. Desta vez, não demorou muito para a decisão. Derrubado dentro da área, Luciano Rodríguez bateu o pênalti e ampliou o placar para o Bahia. O resto do jogo foi controlado pelos donos da casa, que quebravam dois jejuns: vitória na Arena Fonte Nova após dois meses e vaga na Libertadores após 35 anos.
O que vem pela frente?
Após o fim do Brasileirão, o Atlético-GO é rebaixado e jogará na Série B na próxima temporada. O Bahia, no entanto, conquistou a vaga na Libertadores após 35 anos de jejum e estará, além da Série A, no torneio continental em 2025.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
✅ FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 0 ATLÉTICO-GO
38ª RODADA - CAMPEONATO BRASILEIRO
🗓️ Data e horário: domingo, 8 de dezembro de 2024, às 16h;
📍 Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA);
🥅 Gols: Thaciano (40‘/1ºT) (1-0); Luciano Rodríguez (12'/2ºT) (2-0);
🟨 Cartões amarelos: Gonzalo Freitas, Acevedo e Yago Felipe (Bahia).
⚽ ESCALAÇÕES
BAHIA (Técnico: Rogério Ceni)
Danilo Fernandes; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Yago Felipe), Thaciano (Biel) e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Everaldo) e Luciano Rodríguez.
ATLÉTICO-GO (Técnico: Anderson Gomes)
Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix Vinicius e Guilherme Romão; Gonzalo Freitas (Luiz Gustavo), Roni, Rhaldney (Lacava) e Shaylon (Janderson); Alejo Cruz e Derek (Hurtado).
🟥ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC);
🚩 Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Bruno Muller (SC);
🖥️ VAR: Rodolpho Toski Marques (PR).