2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/04/2025
17:06
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício à comissão de arbitragem, às federações e aos clubes para adverter os jogadores que subirem na bola durante a partida. O comunicado veio após Memphis Depay utilizar da provocação durante o duelo contra o Palmeiras na final do Paulistão.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O documento divulgado pela entidade não cita diretamente o lance do atacante holandês, que acabou fulminando em uma confusão generalizada entre as duas equipes. Mas, cita o ato como uma conduta antidesportida, além de gerar "impactos negativos ao esporte, "risco de lesão" e "transtornos generalizados".

Por isso, a partir de agora o ato de subir na bola será tratado como infração, e o jogador que o fizer, pode ser punido com cartão amarelo, ou ocasionar em um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, sendo cobrado no local do ocorrido.

O jogador do Timão não foi o primeiro a utilizar da provocação. Em 2023, o atacante Yeferson Soteldo, do Santos, também subiu na bola durante a partida contra o Vasco, pelo Campeonao Brasileiro. Na ocasião, a atitude também gerou desconforto entre os jogadores da equipe adversária. A CBF ainda destacou vídeos do Campeonato Colombiano e da Seleção Sub-17 para ilustrar os lances.

Memphis subiu na bola aos 44 minutos da segunda etapa da decisão, próximo a uma das bandeirinhas de escanteio. O lance terminou em um lateral para o Corinthians, mas ocasionou em uma briga com os jogadores do Palmeiras.

➡️ Clássico no Brasileirão: Vasco e Flamengo escolhem estádio para o duelo

O que diz o documento da CBF

Com nossos melhores cumprimentos, servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência no
Futebol Brasileiro e Sul-Americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte.


Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo,
produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional:

Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária.
Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas.
Diante desse fato, a Comissão de Arbitragem da CBF, comunica que tal conduta é passível de punição por
desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.

Deste modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora
citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto (TLI), a favor da equipe adversária, a ser cobrada no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo (CA).

Memphis Depay, jogador do Corinthians, sobe na bola em duelo contra o Palmeiras na final do Paulistão (Foto: Reprodução)
Siga o Lance! no Google News