O Dia das Mães foi mais alviverde no domingo em Belo Horizonte. Atlético e América fizeram a final do Campeonato Mineiro de 2016 e a equipe de Givanildo Oliveira acabou levando a taça. Com a vitória no jogo da ida por 2 a 1, o Coelho jogava por um empate na partida decisiva. Em um partida muito emocionante, o América saiu atrás e esteve perto de perder a taça, mas Danilo, o jogador da final, com três gols em dois jogos, marcou o que valeu o empate e o título.
O gol atleticano foi assinalado por Clayton, aos 12 minutos do segundo tempo. Desta forma, o estado de Minas Gerais volta a ter o América campeão depois de 11 anos.
Antes da partida, Aguirre surpreendeu na escalação atleticana, colocando o lateral Marcos Rocha no meio do campo e deixando o time titular sem um armador de ofício. Robinho e Leandro Donizete ficaram no banco de reservas, enquanto o capitão Leonardo Silva sequer foi relacionado, por causa do desgaste muscular.
O jogo
O panorama do primeiro tempo foi um só. Melhor em campo, o Atlético começou pressionando, enquanto o América tentava marcar a saída de bola à espera do erro para engatilhar o contra-ataque. Em um deles, Victor Rangel invadiu a área e assustou a torcida alvinegra. Mas o Galo continuou melhor e ainda antes dos 15 minutos forçou o goleiro João Ricardo a operar dois pequenos milagres dentro da área. Primeiro na finalização do zagueiro Erazo, depois cortando o cruzamento rasteiro de Marcos Rocha.
Depois de minutos muito favoráveis ao Atlético, o Coelho conseguiu deixar o nervosismo de lado e passou a ter mais segurança na defesa e qualidade para atacar. Em um lance que parecia perdido, Victor Rangel experimentou uma bicicleta fora da área e Victor fez uma belíssima defesa. Já próximo do intervalo, o atacante americano provocou a expulsão de Tiago, ao roubar a bola do zagueiro e só ser parado com falta do meio de campo.
Mesmo com um a menos, o Atlético voltou a todo vapor na última etapa. Com Robinho em campo, o Galo tirou o “uh” da torcida por duas vezes em cinco minutos, justamente em lances com o camisa 7. Mas aos 12 não teve jeito. O rei das pedaladas deixou Pratto na cara do gol. O goleiro João Ricardo até parou o centroavante, mas ofereceu o rebote para Clayton abrir o marcador. 1 a 0 para explodir o Mineirão.
O gol assustou o América, que sentiu claramente o baque e caiu na roda do Galo, mesmo com a vantagem numérica. A proposta de se fechar todo atrás já não era mais vantajosa, e o Coelho até demorou para voltar a atacar o gol de Victor. Aos 37 minutos, Alison recebeu o vermleho e deixou as duas equipes com dez jogadores. Quando tudo parecia perdido, Borges fez o pivô dentro da área e Danilo (autor de dois gols na final) chutou no canto esquerdo e empatou. Nos cinco minutos finais, o Galo voltou a ser todo pressão e até criou chances para marcar, mas o Coelho conseguiu se segurar e ficou com o título. América campeão mineiro de 2016.
ATLÉTICO 1x1 AMÉRICA
Motivo: Jogo de volta, final do Campeonato Mineiro 2016
Data/Hora: 08/05/2016, às 16h
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Carlos Berkenbrock
GOLS: Clayton, 12'2ºT (1-0); Danilo, 38'2ºT (1-1)
Cartões amarelos: Tiago (CAM); Osman, Sueliton, Alison (AME)
Cartão vermelho: Tiago (CAM); Alison (AME).
Público/Renda: 47.928 presentes/R$1.228.935,00.
ATLÉTICO: Victor, Carlos Cesar (Edcarlos - 18'2ºT), Tiago, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso, Marcos Rocha; Hyuri (Robinho - Intervalo), Carlos (Clayton - 40'1ºT) e Lucas Pratto. Técnico: Diego Aguirre.
AMÉRICA: João Ricardo; Artur (Jonas - 10'2ºT), Alison, Sueliton e Bryan; Claudinei (Borges - 32'2ºT), Leandro Guerreiro, Danilo, Rafael Bastos (Tiago Luís - 23'2ºT) e Osman; Victor Rangel. Técnico: Givanildo Oliveira.