Depois de concorrer junto ao Avaí tentando ambos sem sucesso permanecerem na Série A do Brasileirão, o CSA "tirou" um dos nomes que conseguiu aparecer com melhor desenvoltura em meio a péssima campanha dos catarinenses, o meio-campista paraguaio Richard Franco.
No anúncio oficial, o clube da capital alagoana não deu maiores detalhes sobre o tempo de contrato formatado junto ao atleta.
Aos 27 anos de idade, essa será a segunda experiência de Richard fora do futebol paraguaio, tendo na sua terra natal defendido o General Caballero em 2016 além de, em 2017, 2018 e no princípio de 2019, ter jogado pelo Sol de América.
A reformulação aplicada no elenco Azulino pensando na disputa da Série B em 2020 tem sido bastante intensa, sendo a chegada de Richard Franco a 13ª.
Além dele, chegaram os goleiros Bruno Grassi, Caíque e Thiago Rodrigues, os laterais Diego Renan e Norberto, os meio-campistas Luan, Nadson, Renatinho e Yago, os atacantes Bruno José, Rafael Bilu e Rodrigo Pimpão além do técnico Mauricio Barbieri.