Dia 27/03/2025
09:09
Compartilhar

Diante de um calendário cada vez mais apertado no futebol brasileiro, Bahia e Vitória foram os times da Série A que mais sofreram com a carga de jogos antes do início da principal competição do país. Com 22 partidas cada um, a dupla Ba-Vi lidera isoladamente a lista de equipes com maior volume de jogos na temporada.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Neris e Erick Pulga disputam a bola em Ba-Vi da final do Baiano Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Um dos fatores que pesaram nessa conta é o alto número de competições disputadas por alguns clubes nordestinos no início do ano. Além dos estaduais, os times precisam dar atenção à Copa do Nordeste, principal campeonato regional do país. Isso sem falar daqueles com calendário ainda mais recheado, que envolve Libertadores e Copa do Brasil, como é o caso da dupla Ba-Vi.

Confira abaixo a lista dos times com a quantidade de jogos de cada um em 2025:

  1. Bahia - 22 jogos
  2. Vitória - 22 jogos
  3. Sport - 20 jogos
  4. Corinthians - 19 jogos*
  5. Ceará - 17 jogos
  6. Fluminense - 17 jogos
  7. Flamengo - 16 jogos
  8. Palmeiras - 15 jogos*
  9. Bragantino - 15 jogos
  10. Fortaleza - 15 jogos
  11. Vasco - 15 jogos
  12. Atlético-MG - 14 jogos
  13. Botafogo - 14 jogos
  14. Grêmio - 14 jogos
  15. Santos - 14 jogos
  16. São Paulo - 14 jogos
  17. Mirassol - 13 jogos
  18. Internacional - 12 jogos
  19. Juventude - 11 jogos
  20. Cruzeiro - 10 jogos

*Jogam nesta quinta-feira.

Sequência do Bahia

Elenco do Bahia durante desembarque na Bolívia Foto: Letícia Martins / EC Bahia

O Bahia tentou amenizar essa maratona ao utilizar a equipe sub-20 nas três primeiras rodadas do Campeonato Baiano, enquanto o elenco principal participava da pré-temporada em Girona, na Espanha. Mas, ainda assim, a rotina de jogos foi desgastante para o Tricolor, que precisou enfrentar a Pré-Libertadores neste início de temporada, com duas viagens para fora do país. Uma delas foi para La Paz, na Bolívia, onde a equipe encarou uma altitude de mais de 3600 metros na partida contra o The Strongest.

No final, tudo deu certo. O Tricolor foi campeão baiano e garantiu vaga na fase de grupos da principal competição do continente, mas para o treinador Rogério Ceni a conta chegou logo antes da estreia no Brasileirão. 

Após vencer o Ceará na última quarta-feira pela Copa do Nordeste com um time quase todo reserva, o treinador reclamou da sequência pesada de jogos neste início de ano.

- Estamos vindo de 19 jogos sem nenhum intervalo para treinar. E vai piorar, com só três dias de intervalo entre Internacional, Santos e Nacional. Infelizmente são muitos jogos. E aí a parte física também, o desgaste emocional do jogo de domingo [o Ba-Vi]. Teve a comemoração, foi mais tarde, não conseguimos treinar na segunda-feira. E a gente vem sofrendo um pouco pelo acúmulo de jogos, mesmo trocando os jogadores. A gente sente um pouco de cansaço. Hoje [quarta-feira] notei que foi o cansaço - queixou-se Ceni.

O Tricolor terá três dias de intervalo até o confronto contra o Corinthians, marcado para as 20h deste domingo (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada do Brasileirão.

Situação do Vitória

Elenco do Vitória reunido no Barradão antes da partida contra o Sport Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O Vitória tem a mesma quantidade de partidas que o rival Bahia, mas em um contexto um pouco diferente. O técnico Thiago Carpini não usou a equipe sub-20 em nenhum momento da temporada, mas rodou bastante as peças do elenco principal, a exemplo da partida contra o Moto Club, na última quarta-feira. 

Além da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano, o Rubro-Negro também disputou duas fases da Copa do Brasil. Passou do Maranhão no primeiro jogo, ao vencer por 1 a 0, mas foi eliminado no compromisso seguinte, ao perder para o Náutico por 2 a 0, no Barradão. 

O Rubro-Negro tem um dia a menos de preparação em relação ao Bahia e ainda vai percorrer uma longa distância até Caxias do Sul, onde enfrenta o Juventude pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, às 18h30 deste sábado (horário de Brasília).

Siga o Lance! no Google News