Bahia vence, rebaixa o Doce Mel e garante liderança do Estadual
Por conta do triunfo, Tricolor não poderá ser ultrapassado na última rodada; em novo tropeço, Azulão não tem mais chances matemáticas de seguir na elite em 2024
Em situações opostas na classificação, Doce Mel e Bahia mediram forças na noite deste sábado (11), no estádio Waldomiro Borges, em Jequié, em confronto válido pela 8ª rodada do Campeonato Baiano. Já classificado para a próxima fase, o Tricolor, que não contou com técnico Renato Paiva à beira do gramado, entrou em campo com um time bastante modificado dando oportunidades aos atletas do sub-20, sendo comandado por Rogério Ferreira. Mesmo assim, levou a melhor sobre os mandantes, garantindo a vitória ainda na primeira etapa, quando Everton deixou sua marca fechando a conta em 1 a 0.
Com o resultado, o Esquadrão chegou aos 21 pontos, garantindo a liderança da competição na primeira fase. Já a equipe treinada por Eduardo, por conta do revés, além de seguir sem triunfos na competição, manteve-se na lanterna com apenas 2 pontos somados, e está rebaixada para a Série B.
>Confira as últimas movimentações do mercado da bola no LANCE!
Em um início equilibrado, o Bahia foi quem tomou a iniciativa no jogo indo para cima do Doce Mel. Entretanto, na primeira tentativa, Kennedy acabou chutando para fora frustrando o camisa 7. Na sequência, os donos da casa deram uma rápida resposta com Peu, que após pegar rebote, mandou de voleio parando na defesa do goleiro Mateus Claus.
Até que aos 18 minutos, o Esquadrão conseguiu encontrar seu tento. Na grande área rival, Everton dominou a bola para mandar rasteiro sem chances para João Victor, abrindo o placar em Jequié. Em vantagem, os visitantes sob o comandado de Rogério Ferreira, já que , chegou a ter boas chances de ampliar, mas o adversário, não querendo ficar atrás, também tratou de ir para cima em busca da igualdade, porém sem êxito nas jogadas, dando a deixa para o árbitro encerrar a etapa inicial.
Tentando dar um ânimo visando uma recuperação, o treinador do Doce Mel, Eduardo Bahia, chegou a promover duas mudanças com as entradas de Grilo e Henrique. E por muito pouco não igualou tudo em Jequié. Antes mesmo dos 5 minutos completados, Giva acertou o travessão, assustando Mateus Claus.
Seguindo na pressão, o Azulão martelava tentando encontrar espaços na defesa do Esquadrão, fazendo com que Rogério Ferreira promovesse algumas trocas. Apesar de criar jogadas perigosas, além da falta de pontaria de seus atletas, esbarrava no dia inspirado de Claus que mantinha-se seguro debaixo das traves até meados dos 30 minutos.
Na reta final do duelo, o Doce Mel pouco mostrou poder de reação. Sendo assim, o Bahia, além de aproveitar os erros do rival, procurou manter a posse de bola apenas gastando o tempo restante segurando o resultado até o fim.