O Boavista aproveitou a vantagem que tinha por ter sido líder do Grupo A e se classificou à final da Taça Guanabara com o empate em 1 a 1 com o Volta Redonda, na tarde deste domingo, no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema. Caio Dantas abriu o placar para os donos da casa, e Marcelo, de pênalti, fez o gol do Voltaço. A decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, será no Sábado de Carnaval, às 18h, no Maracanã.
Esta é terceira vez que o Verdão disputa a final da Taça GB. Nas duas outras vezes, perdeu para o mesmo Flamengo, por 1 a 0, em 2011, e por 2 a 0, em 2018. Antes da decisão, o time do técnico Paulo Bonamigo receberá a Chapecoense, na quarta-feira, às 19h15, no Elcyr Resende, pela Copa do Brasil. O Volta Redonda também entrará em campo pela competição nacional na quarta-feira, às 15h30, contra o Lagarto, em Sergipe.
Confira a tabela do Campeonato Carioca
O jogo
Verdão cirúrgico
O primeiro tempo foi bastante movimentado. Aos 13 minutos, Tartá mandou uma bola rente à trave e quase abriu o placar para os donos da casa. Um minuto depois, o Voltaço respondeu, mas a bola resvalada por João Vitor também foi para fora. O tento do Boavista saiu de bola parada. Aos 29 minutos, Jean cobrou falta do lado direito, e Caio Dantas desviu a bola e fez o garoto do placar trabalhar. Sim, o Elcyr Resende é um estádio raiz. Antes do intervalo, Pedrinho e Marcelo desperdiçaram chances de empatar a partida, enquanto Tartá perdeu uma oportunidade de ampliar a vantagem do Verdão.
VAR em ação
Tartá obrigou o goleiro Douglas Borges a fazer duas defesas logo nos quatro primeiros minutos do segundo tempo. O Voltaço, que já contara com o atacante Saulo Mineiro no lugar do volante Wallisson deste o retorno do intervalo, melhorou após os meias Bernardo e Douglas Lima entrarem em campo. O resultado foi o gol de empate, que saiu aos 34 minutos, em cobrança de pênalti que foi marcado após o árbitro Rodrigo Carvalhaes de Miranda consultar o VAR. Após receber passe de Pedrinho, Oliveira foi derrubado por Tartá na área. Marcelo cobrou no meio do gol, o goleiro Klever chegou a tocar na bola, mas não conseguiu fazer a defesa.
Passou perto
O Boavista ainda teve a chance de ficar à frente no placar novamente. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, mas Erik Flores mandou a bola por cima do gol em cobrança de falta.
FICHA TÉCNICA
BOAVISTA 1 X 1 VOLTA REDONDA
Estádio: Elcyr Resende, em Saquarema (RJ)
Data/hora: 16/02/2020, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ) - Nota LANCE!: 7,0 (comandou bem a partida e acertou na marcação do pênalti)
Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Wallace Muller Barros Santos (RJ)
Árbitro de vídeo: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Gramado: Regular
Público/renda: 2.277 pagantes
Cartões amarelos: Erick Flores (Boavista); Pedrinho, Bernardo (Volta Redonda)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Caio Dantas 29'/1ºT (1-0) e Marcelo 34'/2ºT (1-1)
BOAVISTA: Klever; Wellington Silva, Douglas Pedroso, Elivelton e Jean; Fernando Bob, Jefferson Renan (Luís Soares, 48'/2ºT), Erick Flores, Tartá (Thiago Mosquito, 36'/2ºT) e Michel (Vitor Faísca, 36'/2ºT); Caio Dantas. Técnico: Paulo Bonamigo
VOLTA REDONDA: Douglas Borges; Oliveira, Heitor, Daniel e Luiz Paulo; William Mineiro (Douglas Lima, 15'/2ºT), Bruno Barra, Wallisson (Saulo Mineiro, intervalo) e Marcelo; Pedrinho e João Vitor (Bernardo 5'/2ºT). Técnico: Luizinho Vieira