O torcedor do Flamengo sente um perfume cada vez mais agradável. Neste sábado, num jogo complicado, em pleno Barradão contra um guerreiro Vitória que saiu na frente, o Rubro-Negro - com Guerrero no banco - virou para 2 a 1, gols de Fernandinho e Gabriel, e empatou em pontos com o líder Palmeiras na
Série A, com 46.
Curiosamente os dois jogadores foram os mesmos que marcaram os gols na vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta na rodada passada. Foi a vitória de número 14 do Flamengo, que também passa a ser o time de melhor campanha como visitante, com seis vitórias e doi empates em 12 jogos fora de casa.
O JOGO
O Flamengo entrou com uma surpresa na escalação, com Guerrero no banco,
Leandro Damião enfiado e Fernandinho e Gabriel pelos flancos. Deu certo? Não. Embora o Vitória estivesse muito inseguro na defesa e o Flamengo chegasse próximo á área - e, verdade seja dita, Damião era perigoso - o time pecava ao não ser mais incisivo na hora de finalizar.
Já o Vitória tratou de ciscar em cima dos erros de marcação, buscando a velocidade de Marinho. Foram inúmeras as oportunidades que o time baiano criou, principalmente em chuveirinhos (os baianos cruzaram o dobro de vezes do Fla na etapa inicial, 10 a 5). Num desses lances, aos 21 minutos, o estreante Zé Love se jogou numa bola chutada pelo lateral-esquerdo Diego Renan que acabou virando um cruzamento rasteiro e mandou para a rede de Muralha.
O Vitória desenhava ir para o intervalo com uma justíssima vantagem por 1 a 0 no placar quando o Flamengo fez valer a sua força na melhor jogada do time no primeiro tempo, uma trama na qual Arão tocou para Pará ir ao fundo e cruzar na cabeça de Fernandinho, que deu uma de centroavante e empatou a partida aos 43 minutos.
No segundo tempo a tendência era o Vitória - precisando vencer opara sair da zona de rebaixamento - se lançar ao ataque, mantendo a marcação adiantada. Foi o que ocorreu nos 15 primeiros minutos, com o time baiano apresentando maior volume enquanto o Flamengo só conseguia sair com Willian Arão.
A entrada de Alan Patrick no lugar de Fernandinho mostrou que a intenção do treinador Zé Ricardo era fechar mais o meio e liberar de vez Gabriel, então muito apagado. E não é que aos 15 minutos deu certo? Gabriel entrou pela direita, triangulou com Diego e dentro da área chutou cruzado para fazer a virada.
Foi uma ducha de água fria para o Vitória, que só não foi à nocaute aos 18 porque uma finalização de Leandro Damião morreu no travessão e não no gol. O lance acordou o time da casa e o jogo ficou elétrico, com as duas equipes construindo chances de gol. Kieza obrigou Muralha a fazer uma defesa espetacular aos 22.
Nos minutos finais, o Vitória se perdeu e ainda teve Diego Renan expulso. Já o Flamengo criou várias oportunidades para ampliar, principalmente num chute de Damião e numa cabeçada de Réver. Merecia até golear. Agora, dependendo qe que ocorrer com o Verdão neste domingo, contra o Grêmio, no Sul, o Rubro-Negro poderá assumir a ponta na próxima rodada, quando fará o encontro de titãs contra os palmeirenses. E como este time tem essência, a fragrância é a melhor possível.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 1X2 FLAMENGO
24ª Rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
DATA E HORÁRIO: 10/9/2016 - 18h30min
LOCAL: Barradão, em Salvador (BA)
ÁRBITRO: Vinícius Furlan (SP)
AUXILIARES: Daniel Ziolli (BA) e Gustavo Rodrigues (BA)
CARTÕES AMARELOS: Diego Renan e Cárdenas (VIT), Rafael Vaz (FLA)
CARTÕES VERMELHOS: Diego Renan (VIT)
RENDA E PÚBLICO:
GOLS: Zé Love, 21'/1T (1-0); Fernandinho, 43'/1T (1-1), Gabriel, 15'/2T (1-2)
VITÓRIA: Caíque; Diogo Mateus, Kanu, Ramon Menezes e Diego Renan; Willian Farias, Serginho (Flávio, 21'/2ºT), Cárdenas e Zé Eduardo; Kieza (Euller, 31'/2ºT)e Marinho (Vander, 16'/2ºT). TEC: Vagner Mancini
FLAMENGO: Alex Muralha; Pará, Rafael Vaz, Réver e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Diego (Mancuello, 38'/2ºT) e Gabriel (Marcelo Cirino 31'/2ºT) ; Fernandinho (Alan Patrick, 12'/2ºT) e Leandro Damião. TEC: Zé Ricardo