Super quarta no Brasileirão: veja o que está em jogo na rodada de hoje

Campeonato tem indefinições em todos os setores da tabela

imagem cameraBrasileirão 2024 terá disputa em todos os setores da classificação na 37ª rodada (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)
Dia 04/12/2024
04:45
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

Restam apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro 2024 e, ao contrário de muitas edições em que a competição chegava já definida a esta altura da temporada, este ano o Brasileirão tem disputas em todas as partes da classificação. Do título ao rebaixamento, passando pela briga de Libertadores e Sul-Americana, quase todos os clubes têm algo a disputar na 37ª rodada.

A bola rola a partir das 19h para Vasco e Atlético Mineiro, no em São Januário, jogo inaugural da super quarta de futebol na Série A. Os demais estão marcados para às 20h ou 21h30m. O confronto que abriu a rodada foi entre Corinthians e Bahia. Na noite de terça-feira, o Timão venceu o Tricolor de Aço por 3 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, com dois gols de Memphis Depay e um de Yuri Alberto.

Na quinta-feira (5), a 37ª rodada será finalizada com as partidas Athletico-PR x RB Bragantino e Fluminense x Cuiabá.

O Lance! atualiza como ficou cada uma das brigas na classificação do Brasileirão 2024.

Brasileirão 2024 terá disputa em todos os setores da tabela na 37ª rodada. (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)

Botafogo x Palmeiras lutam pelo título

Na penúltima rodada, apenas duas equipes chegam com chance de levantar o troféu do campeonato. Botafogo e Palmeiras duelaram na rodada anterior, que terminou com vitória alvinegra por 3 x 1.

Agora, o Fogão depende apenas de si para levar o bicampeonato brasileiro. O time encara o Internacional no Beira-Rio. Caso vença, torcerá por um tropeço do alviverde contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, para ser campeão com uma rodada de antecedência.

Do lado palmeirense, além de vencer a Raposa, torce por uma vitória colorada para assumir a ponta da tabela. Os times empatariam com 73 pontos e o Palmeiras tomaria a liderança pelo critério de desempate de número de vitórias.

Caso terminem empatados os dois jogos, o cenário da 38ª rodada continuaria o mesmo, com o Botafogo dependendo apenas de um empate.

Duelos pela Libertadores

Com a vitória do Corinthians sobre o Bahia por 3 a 0, o Timão está com 53 pontos, em sétimo lugar, e torce, nesta quarta-feira, por derrota do Cruzeiro, que tem 49, para o Palmeiras. Assim, garantiria a vaga na fase preliminar da Libertadores 2025. Em oitavo, com 50 pontos, o Bahia também torce contra o Cruzeiro, mas a disputa pela última vaga na Libertadores ficaria para a 38ª rodada, no domingo.

A outra equipe que briga pela vaga é o Cruzeiro. E a Raposa terá uma missão difícil esta noite, quando enfrenta o Palmeiras, no Mineirão. A partida acontecerá sem público por conta dos recentes conflitos entre as organizadas das equipes.

O Cruzeiro tem 49 pontos e quer retomar a vaga no G8 do campeonato. O time precisa ganhar para chegar aos 52 pontos e ultrapassar o Bahia.

Correndo por fora, mas ainda com chances matemáticas, Vitória e Grêmio se enfrentam em Salvador. O rubro-negro baiano tem 45 pontos e é o 10º colocado, enquanto tricolor gaúcho é o 11º com 44. O empate no duelo pode minar as chances de Libertadores, e os times tendem a confirmar uma vaga na Sul-Americana.

Bloco da Sul-Americana

As vagas para a Sul-Americana vão do 9º ao 14º colocados. Neste bloco, algumas equipes apenas cumpriram tabela na reta final e já podem olhar para 2025 contando com a competição no calendário. É o caso de Vasco e Galo, que duelam esta noite.

Com 42 pontos, Athletico-PR e Juventude ainda têm risco de rebaixamento, mas miram o objetivo positivo da competição internacional. O Furacão enfrenta o RB Bragantino, que está no Z4, e pode afundar mais a equipe paulista, caso vença - o que também garantiria sua vaga na Sul-Americana. Vale ressaltar que esse jogo será quinta-feira.

O Juventude também depende de uma vitória para se garantir e vai até a capital paulista enfrentar o São Paulo no MorumBis.

Briga contra o rebaixamento

Na parte de baixo, três times protagonizam a luta desesperada contra o Z4. Além do Bragantino, que duela com o Athletico-PR, o Criciúma quer sair do 17º lugar e precisa vencer o Flamengo dentro de casa

Além da vitória, terá que esperar até amanhã e torcer por um tropeço do Fluminense, que jogará em casa contra o já rebaixado Cuiabá.

A situação de Bragantino e Criciúma é crítica, já que os dois se enfrentam na rodada final do Brasileirão. Isso significa que pelo menos um deles não somará os seis pontos e será rebaixado para a Série B. Por isso, o resultado nessa 37ª rodada terá um peso enorme para o confronto do fim de semana.

Confira todos os jogos desta quarta-feira (4) no Brasileirão

Confira todos os jogos de quinta-feira (5) no Brasileirão

Siga o Lance! no Google News