A Primeira Fase do Campeonato Paranaense se aproxima do fim e Athletico, Coritiba e Paraná, os três principais clubes do estado, se encontram em situações bem opostas com o mata-mata batendo na porta.
Entre o trio, o Furacão é que tem a situação mais tranquila. Com um time repleto de aspirantes, o Athletico passou grande parte do torneio no topo da classificação. Em meio a 4ª e 6ª rodada, o time de Eduardo Barros acumulou três jogos sem vencer, mas após o jogo contra o Toledo as coisas voltaram a se encaixar e hoje em dia aparece como o favorito a encerrar a Primeira Fase no topo.
Já o Coritiba está na segunda colocação. Porém, a cobrança no Alto da Glória é maior, já que Eduardo Barroca usa o seu time principal na competição e não consegue ficar a frente do seu maior rival.
A preocupação com a falta de rendimento é pública até dentro da própria diretoria, que promete buscar reforços no mercado para melhorar a qualidade do grupo. Apesar dos altos e baixos, a vaga na próxima fase é uma realidade.
O caso mais grave é o do Paraná. O clube sofreu um desmanche após a disputa da última Série B e Allan Aal encontra dificuldade para encaixar o grupo. Além dos problemas no campo, o Tricolor atravessa uma crise nos bastidores, que resulta em atraso de salários e conflitos na diretoria.
Na nona colocação e fora do G8, o Paraná não tem outro objetivo nas duas rodadas finais a não ser vitórias e torcer por tropeço dos rivais diretos.
Pontuação:
1º Athletico – 19 pts
2º Coritiba – 18 pts
9º Paraná – 10 pts
Calendário:
10ª rodada
Athletico x Rio Branco-PR
PSTC x Coritiba
Paraná x União
11ª rodada
Coritiba x Athletico
Toledo x Paraná