menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Caso Jardel: confira quais os próximos passos contra o ex-jogador

Ex-atacante foi afastado de suas funções por 180 dias. LANCE! faz um raio-X do episódio

Jardel (Foto: Caio Carrieri)
Jardel foi afastado por 180 dias de suas funções (Foto: Caio Carrieri)

Escrito por

Único deputado estadual eleito pelo PSD do Rio Grande do Sul com 41.227 votos, e por isso o líder da bancada da assembleia, Mario Jardel, ex-atacante que defendeu Vasco, Grêmio, Porto e Sporting, além da Seleção Brasileira, foi afastado de suas funções por 180 dias. Entenda o caso.

Um funcionário de Jardel, insatisfeito em ter de dar 50% de seu salário ao deputado, fez uma denúncia e passou a gravar os encontros com Jardel. Isso construiu provas com as quais o Ministério Público estadual passou a trabalhar e que criou a Operação Gol Contra. O primeiro ato foi a Justiça acatar o pedido do MP e afastar o deputado. Os agentes puderam realizar buscar nos endereços do deputado, incluindo a sua casa e o seu gabinete, para encontrar provas documentais. Uma dessas provas são supostamente papelotes de cocaína.


Pesam contra ele:
- Ficar com parte do salário dos empregados de seu gabinete
- Falsificar notas para aumentar os valores das diárias que recebia
- Forjar viagens inexistentes para ficar com recursos de transportes
- Lavagem de dinheiro
- Superfaturamento nas cotas de publicidade
- Uso de funcionários fantasmas (Há a hipótese de pelo menos quatro empregados que jamais apareceram na assembleia, sendo uma delas uma garota de programa)
- Aproximação com o tráfico (há a possibilidade de uma das funcionárias-fantasmas era familiar de um traficante que fornecia drogas ao deputado

Os próximos capítulos:
- Como se trata de um fato inédito, a Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa analisa a constitucionalidade do pedido de afastamento do parlamentar. A decisão dos parlamentares deve ser definida no mais tardar até esta quarta-feira.

- Caso seja afastado, Jardel cede a vaga para um suplente. O primeiro da lista é o vereador Tarciso Flecha Negra, que pode declinar em favor do segundo suplente, o atual secretário estadual da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Eduardo Olivera. Ambos são do PSD.

- O MP encaminhará a denúncia para a Justiça, que no caso de aceitá-la tornará Jardel um réu e ele responderá pelos crimes (peculato, falsidade documental, lavagem de dinheiro e organização criminosa são alguns deles).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter