CBF anuncia criação do Museu do Futebol Brasileiro no Centro do Rio

Entidade e Prefeitura se juntaram para inaugurar a nova instalação

Escrito por

A Prefeitura do Rio e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciaram nesta quarta-feira (29) a criação do Museu do Futebol Brasileiro, que será instalado na antiga sede do Automóvel Club do Brasil, na Rua do Passeio, no Centro. Para a instalação da estrutura, o município vai conceder o imóvel, e a entidade doará todo o seu acervo, atualmente exposto em sua sede na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

As instalações do histórico prédio do antigo Automóvel Clube, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1965 e preservado pela lei 1.139/1987 do Corredor Cultural, serão restauradas e modernizadas. As obras no antigo edifício já começaram, e serão investidos R$ 36,3 milhões.

- O museu hoje é espetacular e está restrito ao prédio da CBF, na Barra, sem muita visitação. Trazê-lo para o Centro vai ampliar o universo de pessoas que podem conhecê-lo e quem irá ganhar com essa mudança é o torcedor brasileiro - destacou o presidente da CBF.

Sede da CBF, onde se encontra o acervo que será doado para o Museu do Futebol Brasileiro, a ser inaugurado no Centro do Rio (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Apesar do acervo já ser exposto na sede da CBF, a mudança não se trata apenas da localidade. A instalação da Barra da Tijuca se chama "Museu da Seleção Brasileira", e o novo Museu do Futebol Brasileiro será inaugurado no Centro. Além disso, existe o Museu do Futebol, em São Paulo, que não deve ser afetado pela nova estrutura.

Siga o Lance! no Google News