O estádio Célio de Barros está de volta ao Rio de Janeiro. Após reformas realizadas pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, o local foi reaberto na manhã deste sábado. Entre as novidades principais, estão a recuperação da pista de aquecimento, a revitalização da arquibancada e a restauração do auditório.
- Célio de Barros é muito importante para o Rio de Janeiro e queremos a população ocupando novamente esse espaço. Trouxemos atletas que treinaram aqui e crianças que podem ser futuros atletas. O esporte salva vidas, e queremos que mais e mais pessoas utilizem nossos equipamentos esportivos. Fomentar o esporte é dever de todos nós. Devolver todo o Complexo do Maracanã é um sonho que, aos poucos, vai se tornando realidade. Queremos reconstruir a pista de 400 m, o projeto já está com o Governo Federal - revelou Felipe Bornier, secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.
O Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que treinou arremesso de peso no Célio Barros, esteve presente e reafirmou o interesse do Estado em recuperar a memória do esporte e de fomentar a prática esportiva.
- É uma alegria muito grande estar aqui no Célio de Barros para reconstruir um estádio que foi tão importante na minha juventude e aonde eu vi o Robson Caetano treinar. Sabemos que o Rio de Janeiro passa por dificuldades, que nossos jovens estão sendo corrompidos pelo tráfico, mas é com ações como esta que vamos virar este jogo. Porque o esporte salva vidas - disse Witzel.
A apresentação indicou que o equipamento está apto para receber eventos, escolinhas, audiências públicas e palestras. Durante a reforma, a arquibancada foi restaurada e aumentada para nove mil pessoas, a identidade visual foi alterada e a fachada também teve mudanças. Outro ponto importante foi o equipamento, que passou a ser acessível para pessoas com deficiência.
Também participaram do evento o deputado Rodrigo Amorim; o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Ruan Lira; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão e o vice-governador Claudio Castro.
Ocupando uma área total de 18.714m, o Estádio de Atletismo Célio de Barros foi reinaugurado no Complexo do Maracanã, em 25 de outubro de 1974. Vinte anos antes, era apenas uma pista de terra, que passou por reformas como a construção de arquibancadas e a modernização das pistas.
O local já foi palco de lendas como Joaquim Cruz, Sergei Bubka e Michael Johnson e sede do Meeting Internacional entre 1996 e 2001. O estádio também recebeu outras competições importantes como o Troféu Adhemar Ferreira da Silva e o Troféu Brasil de Atletismo.
Programação da ocupação no dia 11 de maio
Esportivas: aula de jiu-jitsu, disputa de basquete, campo de futebol, treino funcional, atletismo adaptado para deficientes visuais e cadeirantes, futevôlei, slackline, ping-pong, atividades com patins, bicicleta, patinete, badminton, mini-tênis, desafios de caminhada e corrida na pista de atletismo, macro ginástica, aulão de Dança, tai chi chuan, oficina de Skate, oficina de judô, entre outros.
Artística: intervenção artística e oficina de grafite.
Cidadania: isenção da taxa de emissão da carteira de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito.
Saúde: posto de vacinação contra a gripe, febre amarela e hepatite B; doação de sangue; promoção da saúde, com temas como: obesidade, gravidez na adolescência, antitabagismo, saúde do homem, violência contra a mulher, distribuição de repelentes e orientação nutricional.
Dia 10/05/2019 20:25
Atualizado em 11/05/2019 22:51