Nesse domingo (17), o clássico da capital do estado entre Fortaleza e Ceará valendo pela Rodada 6 da Copa do Nordeste terá uma bonita e importante ação promovida pelos clubes em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.
Batizada de Respeito Coletivo, a medida tem como objetivo principal o combate aos casos de assédio sexual no transporte público da cidade tendo agora, como equipamento de auxílio, uma espécie de botão virtual chamado "Nina".
O recurso está disponível no aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, responsável por monitorar as linhas da capital, e, quando acionado, abre a possibilidade da usuária inserir informações como número do ônibus e horário do ocorrido. Algo que permite acionar a empresa de ônibus e auxiliar as investigações com vídeos gravados pelo menos 30 minutos antes e depois do tempo informado.
Depois dessa situação, a usuária pode se encaminhar diretamente a Casa da Mulher Brasileira (maiores de 18 anos) ou a Delegacia da Criança e Adolescente (menores de 18 anos) para formalizar a denúncia apenas com as informações já previamente inseridas no botão Nina.