Clubes brasileiros realizam ações sociais com foco nas comunidades de deficientes
Gigantes do futebol nacional produzem campanhas em defesa da inclusão social
- Matéria
- Mais Notícias
Os principais personagens do futebol brasileiro - clubes, jogadores e marcas ligadas ao esporte - têm realizado diversas ações sociais com ênfase em torcedores que apresentam quadros de deficiência física, visual e auditiva. O último caso de campanha lançada em prol desses grupos aconteceu nesta semana, por meio do apadrinhamento de três crianças da Associação Canoense de Deficientes Físicos pelo Internacional.
Relacionadas
- No Internacional, cremos que o esporte vai muito além do que acontece dentro das quatro linhas. Temos em nosso DNA a inclusão social, pois somos o Clube do Povo. O objetivo é estar sempre conectado com temas que extrapolam o campo de jogo, exemplo de todas as ativações com impacto social que realizamos nos últimos anos-, aponta Victor Grunberg, vice-presidente de Administração e Patrimônio.
Campanhas em libras
Depois de marcar gols, atletas como Pedro, Gabriel Pec e Thiago Galhardo têm feito celebrações em linguagem de sinais. Pelo lado dos clubes, em abril, com o desejo de tornar o Jaconi Tour um espaço mais adequado para a comunidade surda, o Memorial do Juventude teve a presença de uma profissional especializada em libras.
- O Juventude tem o projeto de buscar melhorias em relação a acessibilidade para o torcedor jaconero. Nosso objetivo é construir um local de ampla inclusão, que transmita aos apoiadores que almejamos a presença de todos neste espaço. Temos recebido crianças, adolescentes, idosos, PCD's no clube. Por meio do tour em Libras, estamos ampliando ainda mais a diversidade em nossa casa. Sabemos que ainda temos muito por fazer e seguimos firmes neste caminho- , conta Bárbara Lauxen, coordenadora do Tour Guiado do Alfredo Jaconi.
Outros clubes expressivos do esporte brasileiro, como Goiás, Fluminense, Vasco e Fortaleza também têm produzido ativações com foco na comunidade surda. Na última temporada, por exemplo, o Fluminense e a Betano, patrocinadora máster do Tricolor Carioca, realizaram a uma ação com ênfase neste público. Na oportunidade, o time das Laranjeiras disputou um duelo com o nome do patrocinador em libras e intitulou a campanha como “L de Libras”, por conta da celebração feita pelo argentino Germán Cano.
Em 2022, em razão do Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, o Goiás organizou uma ação em prol da causa. No duelo contra o Botafogo, o Esmeraldino jogou com uma camisa especial, que apresentava os nomes dos atletas em libras.
- O futebol é uma das formas mais eficazes de incluir todos os segmentos da sociedade. O esporte apresenta muita força nos meios de comunicação e consegue influenciar diretamente a vida de milhões de indivíduos. Fazer parte da construção de um planeta melhor também é papel dos clubes-, explica Tiago Pinheiro, diretor de marketing do Goiás.
No ano de 2021, em setembro, mês em que é realizado ações de inclusão para a comunidade surda, o Vasco utilizou o momento para inserir um intérprete especializado em linguagem de sinais durante as transmissões das partidas. O clube carioca também mostrou a sigla do então patrocinador máster de maneira adaptada.
Em vários momentos, o Fortaleza colocou intérpretes em libras nas coletivas de imprensa. Um dos exemplos ocorreu em 2019, na comemoração do título do Campeonato Cearense. Os torcedores tricolores que acompanharam a entrevista pelo canal oficial do time no YouTube puderam ver a tradução para a linguagem dos sinais.
- Ações de inclusão social são fundamentais para todos envolvidos no esporte. Os mais diversos setores estão engajados nessas causas e o meio esportivo não poderia ficar de fora. Entrevistas traduzidas em linguagem de sinais são exemplos de pensamentos modernos dentro das equipes, além de mostrar que há uma atenção para as demandas e necessidades dos fãs-, diz Fernando Patara, cofundador e Head de Inovação do Arena Hub, principal centro de fomento à inovação em esporte, entretenimento e mídia da América Latina.
Campanhas em Braile
A Penalty, fornecedora de material esportivo e patrocinadora do Magnus Futsal, promoveu campanhas inclusivas com foco na comunidade deficiente visual. Apresentado em março de 2022, o uniforme da equipe de Sorocaba para a temporada continha em braile a frase “Magnus Futsal desde 2014”. Em 2023, o conceito segue o mesmo, apenas com mudança da escrita em braile, que passou a ser ‘Magnus Futsal Sorocaba’.
Outra vertente da companhia é a produção de bolas com guizo, artefato essencial para que os jogadores consigam se localizar dentro de campo. Líder de vendas do produto, a Penalty confecciona uma linha que garante mais conforto aos atletas. O objeto conta com laminado de PU, além de 32 gomos e quatro guizos de orientação.
Nilton Franco, executivo de produtos da Penalty, detalha sobre as ativações da empresa e a qualidade dos materiais: - Somos atenciosos em relação às demandas dos esportistas e atuamos em causas que contribuem para a inclusão de diversas comunidades. As camisas que produzimos para o Magnus e a bola especial, com guizos, para as partidas do futebol de 5, são casos de produtos que pensamos para uma melhor experiência e acessibilidade no mundo esportivo- .
A Volt Sport, empresa que conta com nove clubes parceiros no futebol brasileiro, realizou o lançamento de um uniforme especial para o CSA na última temporada. Entre as novidades presentes no manto do clube alagoano, estava as siglas do nome do time em braile.
Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, comenta sobre a ação: “Ficamos orgulhosos por confeccionar um produto com interação para deficientes visuais. Temos a inclusão social como objetivo da marca e estamos contentes por ter contribuído para a causa por meio desta ação. Lançamos um uniforme moderno, com tecnologia de alta performance e direcionado a todos os torcedores que amam o esporte”
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias