Após 23 anos de espera, a Colômbia está de volta a uma final de Copa América. Após vencer o Uruguai, e com um jogador a menos, os colombianos agora descansam para pegar a Argentina, no domingo (14).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Campanha heróica
Em 2001, a Colômbia fez uma excelente campanha. Na primeira fase, em um grupo com Chile, Equador e Venezuela, somou nove pontos, com três vitórias em três jogos, cinco gols marcados e nenhum gol sofrido. Nas quartas, venceu o Peru por 3 a 0. Nas semifinais, a eliminada foi Honduras, que eliminou o Brasil na fase anterior. Na grande decisão, venceu o México e conquistou a taça.
Em 2024, a equipe avançou em um grupo com Brasil, Costa Rica e Paraguai. Fez sete pontos, com duas vitórias e um empate, marcando seis gols e sofrendo dois. Nas quartas, eliminou o Panamá, vencendo por 5 a 0. Nas semifinais, mesmo com um a menos, tirou o Uruguai, vencendo por 1 a 0.
O jogo
A Colômbia venceu o Uruguai por 1 a 0, nesta quarta-feira (10), pela semifinal da Copa América e encara a Argentina na decisão. O volante Lerma foi o autor do único gol da partida.
Na final que será disputada no domingo (14), a equipe de Néstor Lorenzo não contará com o lateral-direito Muñoz, que foi expulso contra a Celeste.
✅ FICHA TÉCNICA
Uruguai 0 x 1 Colômbia - Copa América
Semifinal
🗓️ Data e horário: quarta-feira, 10 de julho de 2024, às 21h (hora de Brasília)
📍 Local: Bank of America Stadium, no Charlotte (EUA)
🟨 Arbitragem: César Ramos (árbitro); Alberto Morin e Marco Bisguerra (auxiliares); Carlos Orbe (VAR).
URUGUAI (Técnico: Marcelo Bielsa)
Rochet; Cáceres, Giménez e Olivera; Valverde, Ugarte, Bentancur e De La Cruz; Pellistri, Núñez e Maxi Araújo.
COLÔMBIA (Técnico: Néstor Lorenzo)
Vargas; Muñoz, Sánchez, Cuesta e Mojica; Lerma, Rios e James Rodríguez; Arias, Córdoba e Luís Díaz.