A eliminação do Coritiba nas quartas de final do Campeonato Paranaense para o Maringá é mais um capítulo da história recente da SAF no comando do clube. Em menos de 10 dias, o Coxa foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e caiu no estadual.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A empresa gestora é a Trecoorp, que não tem experiência dentro do futebol e faz sua primeira intervenção no esporte. O acordo da SAF com o Coritiba foi assinado em 9 maio de 2023, mas o grupo atua desde o final de 2022, com a promessa de investimento de R$ 1,1 bilhão.
Desde que assumiu o clube, a SAF acumula quedas precoces e recordes negativos no Campeonato Brasileiro. Veja abaixo a lista de fracassos:
Coritiba SAF em 2025
A diretoria do Coritiba dispensou 26 atletas e trouxe outros 13 para a atual temporada. O principal reforço foi o lateral-direito Rafinha, revelado pelo clube e que estava no São Paulo, além de trazer o técnico Mozart, que subiu para a Série A com o Mirassol.
A reformulação, contudo, não trouxe resultados esportivos. O Coritiba foi eliminado na fase inicial da Copa do Brasil para o Ceilândia-DF, equipe da Série D, nos pênaltis após empatar por 2 a 2 no tempo normal.
Nove dias depois, o Coxa teve a oportunidade de se redimir no Couto Pereira e precisava vencer o Maringá, clube da Série C, por dois gols de diferença. A equipe empatou por 1 a 1 e caiu nas quartas de final.
Coritiba SAF em 2024
O roteiro do ano passado foi praticamente idêntico ao de 2025. No Paranaense, o Coritiba também foi eliminado pelo Maringá, que estava na Série D, mas dessa vez na semifinal. O time perdeu de 2 a 0 fora e empatou por 0 a 0 em casa.
Na Copa do Brasil, eliminação na primeira fase para mais um time de divisão inferior, o Águia de Marabá. Por fim, na Série B do Brasileiro, o Coxa ficou longe de brigar por acesso e terminou na 12ª posição, a pior da história do clube na competição.
Coritiba SAF em 2023
O cenário parece repetido ano a ano. O Coxa caiu nas quartas de final do Paranaense para o FC Cascavel, da Série D, após perder por 3 a 1 fora de casa e empatar sem gols no Couto Pereira.
Na Copa do Brasil, foi um pouco melhor. O Coritiba passou por Humaitá e Criciúma, esse nas penalidades, mas parou na terceira fase ao ser batido pelo Sport: 3 a 3 em casa e 2 a 0 fora.
O Brasileirão teve mais decepção. O time alviverde caiu já na 35ª rodada e ficou na vice-lanterna, com 30 pontos, a pior campanha da sua história na Série A.
Os fracassos esportivos da Coritiba SAF
2025: eliminações nas quartas de final do Paranaense (Maringá) e na primeira fase da Copa do Brasil (Ceilândia-DF)
2024: eliminações na semifinal do Paranaense (Maringá) e na primeira fase da Copa do Brasil (Águia de Marabá-PA); pior campanha da história na Série B (12ª posição, com 50 pontos)
2023: eliminações nas quartas de final do Paranaense (FC Cascavel) e na terceira fase da Copa do Brasil (Sport); pior campanha da história na Série A (19ª posição, com 30 pontos)