Além da busca pelos 45 pontos, número que os matemáticos colocam como "salvador" da zona de rebaixamento, o Cruzeiro tem mais um bom motivo para superar o Sport, nesta quarta-feira, às 21h45, na Ilha do Retiro, em jogo válido pela 35° rodada: Diego Souza. O camisa 87 do Sport, além de ser o artilheiro do Brasileirão ao lado de Fred com 13 gols, é um "carrasco" da Raposa.
Em 18 confrontos contra o Cruzeiro, por seis times diferentes, Diego marcou nove gols, com dois hat-tricks. Um deles, inclusive, foi nesta temporada, pela Primeira Liga. Na época, ele defendia o Fluminense, que venceu o jogo por 4 a 3.
O treinador Mano Menezes admitiu que o craque do Sport preocupa, mas também alertou que há outros atletas na equipe pernambucana que causam preocupação.
-Não dá para dar folga e espaço para um jogador dessa qualidade. Eles sempre estão preparados para fazer coisas bonitas. E essas coisas bonitas que o Diego Souza pode fazer, para nós não interessa nada lá na quarta-feira. Respeitamos muito, conhecemos, já trabalhamos juntos, sabemos do potencial dele, mas o Sport também tem outros jogadores que fazem com que o Diego Souza esteja melhor ainda - comentou Mano.
Para anular Diego Souza, o Cruzeiro deve ter a zaga formada por Léo e Manoel. O titular Bruno Rodrigo está com uma tendinite no joelho direito e não pode não atuar. Como os treinos de segunda e terça foram fechados à imprensa, não se pôde ter uma noção de sua presença no jogo.
Na lateral esquerda, Bryan também deve ser escalado na vaga de Edimar, que está com desgaste muscular. No meio-campo, a tendência é que Mano opte por três volantes: Henrique, Ariel Cabral e Denílson.
Completando o setor, uma surpresa: Alex, que ganha uma chance pois Alisson está suspenso e Arrascaeta com a seleção uruguaia. Além disso, Rafinha está machucado. No ataque, Ábila mais uma vez começa na reserva.
Assim, o Cruzeiro deve ir a campo com Rafael; Lucas Romero, Bruno Rodrigo (Manoel), Léo e Bryan; Henrique, Ariel Cabral, Denílson e Alex; Rafael Sobis e Willian.
Ilha do Retiro lotada
O Sport, que também busca o alívio dos 45 pontos , está com 43,em 14°, uma posição abaixo justamente do Cruzeiro. E para chegar logo ao tão sonhado número, o Sport contará com casa cheia, afinal, se não vencer, só terá mais um jogo em casa até o final da competição. Pouco mais de 23 mil já foram vendidos - a capacidade máxima da Ilha é de 29 mil pessoas.
- É o terceiro jogo seguido com casa cheia. Você entrando no estádio e vendo a lotação, o torcedor cantando, incentivando a equipe. Isso fortalece muito o time, incentiva mais. A gente espera que o torcedor faça uma festa bonita e que a gente vá rumo à vitória juntos- comentou o zagueiro Ronaldo Alves.
SPORT X CRUZEIRO
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data e Hora: 16/11/2016-21h45(Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto - SP (ASP-FIFA)
Auxiliar 1: Rodrigo F Henrique Correa - RJ (FIFA)
Auxiliar 2: Bruno Raphael Pires - GO (FIFA)
Provável Cruzeiro: Rafael; Lucas Romero, Bruno Rodrigo (Manoel), Léo e Bryan; Henrique, Ariel Cabral, Denílson e Alex; Rafael Sobis e Willian. Técnico: Mano Menezes.
Provável Sport: Magrão; Samuel Xavier, Mateus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Rithely, Neto Moura, Diego Souza e Ewerton Felipe; Rogério e Ruiz. Técnico: Daniel Paulista