Fora do Fluminense em 2025, Felipe Melo encaminhou a compra da SAF do Americano, time da cidade de Campo dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o "ge", o acordo está perto de ser finalizado após reunião do Conselho Deliberativo da equipe fluminense e o jogador terá 90% do clube.
➡️ Especulado por Palmeiras, Flamengo e Fluminense, veja os números de Richarlison
Em entrevista coletiva, o presidente Mário Bittencourt confirmou que Felipe Melo não permanece no clube em 2025. Aos 41 anos, o jogador ainda não anunciou seu futuro no futebol. Enquanto isso, o volante atua fora dos gramados.
Desde outubro, Felipe Melo estava negociando uma parceria para comprar a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Americano, time centenário do interior do Rio de Janeiro. Assim, o Boston City, conglomerado liderado pelo empresário brasileiro Renato Valentim, fechou o acordo para adquirir o clube. Os valores não foram revelados.
A definição da venda do Americano por parceria formada entre Felipe Melo e o grupo americano foi aprovada por decisão unânime dos conselheiros da instituição. Contudo, o jogador não terá participação na administração ativa do Alvinegro Campista. Após sua aposentadoria, o defensor já disse que pretende ser treinador.
Presidente do Americano contesta venda
Em nota oficial divulgada, o presidente do clube, Tolentino Reis, contestou a decisão, visto que não participou da reunião na última segunda-feira. O mandatário afirmou que não haverá venda do Americano e que todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas.
Leia a nota na íntegra
O Americano Futebol Clube informa que não foi oficialmente acionado sobre a compra da SAF que está sendo divulgada em sites e redes sociais, desde ontem (16). Sobre a definição da venda do Americano por uma suposta parceria durante uma reunião do Conselho deliberativo na segunda-feira (16), também não houve sequer comunicação nenhuma, oficial nem não-oficial.
Desde que assumiu a gestão do Desde que assumiu a gestão do clube, Tolentino Reis afirmou que sua proposta é criar para o clube a sua própria SAF, uma vez que o futebol, além de amor, é um negócio e precisa de meios para se subsidiar. A equipe de gestão do time vem trabalhando arduamente, não medindo esforços para trazer o Americano para a elite carioca, da forma certa e da maneira que o torcedor Alvinegro campista merece.
De acordo ainda com Tolentino, não haverá venda do Americano. Todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas nesse momento para que essa situação seja controlada da melhor forma possível.
Experiência
Apesar de não ter papel no dia a dia da gestão do Americano, Felipe Melo já exerceu função administrativa paralelamente a sua carreira de jogador. Em 2017, ele assumiu de forma temporária o comando do Palm Beach Suns FC, dos Estados Unidos, em parceria com a Next Academy — o clube participava da liga de desenvolvimento de jovens talentos. No entanto, logo depois, o jogador saiu do projeto.