L! Espresso: CBF vende avanço, mas continua a punir clubes e torcedores
Os clubes precisam gritar agora, e não apenas às vésperas de jogos decisivos, quando o estrago será irreversível. Se não oferecerem resistência, serão cúmplices
Não se engane. Ao revelar o calendário de 2020 do futebol brasileiro, a CBF propagou o avanço de paralisar as competições durante as datas Fifa previstas, uma promessa do presidente Rogério Caboclo. Mas há uma Copa América pelo caminho. E os times nacionais que tiverem jogadores convocados ficarão sem seus destaques por até dez rodadas do Campeonato Brasileiro, que não será interrompido durante o torneio. Há ainda outros agravantes, como rodadas do Brasileiro marcadas para os dias seguintes de partidas válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Traçando um paralelo, enquanto Cristiano Ronaldo, Hazard, Mbappé e Harry Kane estiverem disputando a Eurocopa, os campeonatos europeus estarão em recesso. A decisão óbvia é sistematicamente ignorada pela CBF, que continua a punir os clubes que investem alto para se manterem competitivos e, por tabela, o torcedor, que enxerga nesta 'mutilação' uma nova razão para se distanciar ainda mais da Seleção Brasileira. Resta esperar pelo bom senso de Tite, que também é parte do problema, haja vista a última convocação. Os clubes precisam gritar agora, e não apenas às vésperas de jogos decisivos, quando o estrago será irreversível. Se não oferecerem resistência, serão cúmplices de mais este absurdo.
Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises especiais. Clique aqui e inscreva-se.