Federação sorteia grupos e confirma VAR no mata-mata do Paulistão 2019
Em evento realizado na manhã desta terça-feira, a FPF anunciou que o uso da tecnologia será permitido a partir das quartas; Paulistão terá início em 20 de janeiro
Os clubes da primeira divisão estadual reuniram-se com a direção da Federação Paulista de Futebol na manhã deste terça-feira, na sede da entidade, para definir os detalhes do Paulistão de 2019. A grande novidade será o uso do VAR (árbitro de vídeo) a partir das quartas de final do Paulista.
DEFINIDOS!
— FPF (@FPF_Oficial) 23 de outubro de 2018
Confira os grupos e os adversários do seu time no Paulistão 2019.#FutebolPaulista #Paulistão2019 #PaixãoQueNãoSeMede #FPF pic.twitter.com/l3ezhQHDK9
Os 16 clubes foram divididos em quatro grupos. Na primeira fase, cada time joga em turno único com as equipes dos outros três grupos e os dois melhores de cada chave avançam para a fase mata-mata da competição, que será decidida em jogos de ida e volta, com a última partida na casa do clube com a melhor campanha. O torneio terá início no dia 20 de janeiro, e a grande final acontecerá em 21 de abril.
A tecnologia no Paulistão será implantada pela Hawk-Eye Innovations, empresa responsável pela utilização do árbitro de vídeo na Copa do Mundo da Rússia, neste ano. A federação será responsável pelo custo integral do VAR nas 14 partidas da fase mata-mata (cerca de R$ 30 mil por jogo).
O Paulistão 2019 também contará com a livre inscrição dos atletas formados nas categorias de base dos clubes. Cada time poderá inscrever 26 jogadores, além dos garotos da base.
Vale ressaltar que a partir do próximo ano, a venda do mando de campo para o estádio do adversário estará vetada. Por exemplo: se o Bragantino enfrentar o Palmeiras nas quartas de final, o time do interior não poderá mandar a partida para o Allianz Parque. Porém, o jogo poderá ser realizado na cidade do rival. Nesse caso, o Bragantino poderia jogar no Pacaembu.