A Ferj publicou uma resolução da Diretoria de Competições para acabar de vez com a discussão a cada clássico entre Fluminense e Vasco a respeito do posicionamento das torcidas no Maracanã. Em suma, o direito de escolha do lado vai ficar com quem tiver o mando da partida específica.
Em relação à semifinal do Carioca, sábado, a entidade confirma o direito do Tricolor de, mediante o contrato assinado com a concessionária do estádio, ocupar o lado previsto no texto. Ou seja, a torcida fica no lado à direita das cabines de TV.
No documento, assinado pelo diretor Marcelo Vianna, a Ferj estabelece que "nenhum contrato firmado individualmente entre qualquer clube e o Complexo Maracanã ou outra empresa, pública ou privada, que venha a administrar o estádio no futuro poderá impor regras que violem as prerrogativas do clube mandante, como por exemplo, escolha de vestiários, de banco de reservas, acesso e posicionamento de seus torcedores no estádio e etc".
Ou seja, "no caso de partidas a serem disputadas no Maracanã em campeonatos organizados pela Ferj o clube mandante sempre exercerá as prerrogativas inerentes a sua condição, independentemente da forma pela qual se der o ajuste para utilização do estádio".
A Ferj acrescenta que, "caso um clube que não seja o mandante queira se arvorar, por força contratual, das prerrogativas do clube mandante", a entidade não irá marcar os respectivo jogo para o Maracanã.
A entidade ressalta ainda que, na parte financeira, "deve ser observada a condição de neutralidade do Estádio do Maracanã e, consequentemente, respeitada a paridade e a divisão igualitária entre os clubes envolvidos na disputa".
Por conta da briga pelo lado, quase que o jogo foi marcado para o Nilton Santos. Mas o Fluminense acionou o TJD-RJ e obteve uma liminar que determina, à luz do que diz o regulamento, a realização do jogo no Maracanã.