menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Ferj marca reunião com clubes do Rio para debater divisão dos direitos de transmissão

Vasco, Botafogo e Fluminense recusam assinar acordo e defendem distribuição equilibrada dos valores

Arbitral da Ferj
Campeonato Carioca vai começar em janeiro (Felippe Rocha/LANCE!)

Escrito por

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) marcou uma reunião com os quatro grandes clubes para esta terça-feira. No encontro os dirigentes vão debater e decidir sobre a divisão proporcional dos direitos de transmissão. A informação foi publicada primeiramente pelo jornal "O Globo" e confirmada pelo LANCE!.

Na última semana, três times recusaram assinar o contrato. O Fluminense não aceitou a proposta em razão de defender a divisão equilibrada das receitasVasco e Botafogo também compartilham do mesmo argumento. No entanto, vão além.

Em nota oficial, o Cruz-Maltino criticou o Flamengo e acusou o rival de vantagens indevidas. Já o Glorioso citou que as negociações estão sendo obscuras e com privilégios individuais, que ajudam a manter um modelo que prejudica o futebol brasileiro há anos. Esta similaridade das notas de Vasco e Botafogo mostra um alinhamento entre as Sociedade Anônimas do Futebol (SAFs) dos clubes. 

Além disso, o impasse no acordo dos direitos de transmissão do Carioca ganhou mais um capítulo. Isso porque o regulamento da Ferj prevê a premiação reduzida caso o campeão e vice não assinem o contrato de transmissão.

Segundo o primeiro parágrafo dos artigos 32 e 33, a redução do prêmio vai sofrer uma redução para 25% do valor a ser recebido. Ou seja, quem vencer a competição, ao invés de ganhar R$ 5,6 milhões vai receber R$ 1,4 milhão. O restante do montante será novamente dividido, com 60% para os clubes grandes que aderirem ao contrato e 40% para os pequenos. O mesmo se aplica ao vice-campeão.

Montagem Josh Wander x Jhon Textor
SAFs de Botafogo e Vasco estão alinhadas em discurso em prol da divisão igualitária dos direitos de transmissão do Carioca (Divulgação)

CONFIRA OS ARTIGOS:
"X  - DA PREMIAÇÃO
Art. 32 - O campeão estadual fará jus à seguinte premiação:

a) 01 Troféu;

b) 60 medalhas exclusivas;

c) Crédito na proporção de 70% (setenta por cento) dos valores destinados à premiação, observada a exceção disposta abaixo.

§1º - Na hipótese do campeão estadual vir a ser qualquer equipe não aderente ao contrato coletivo de transmissão, a premiação estabelecida no contrato coletivo de transmissão será reduzida a 25% (vinte e cinco por cento) calculados sobre os 70% (setenta por cento).

§2º - Na hipótese de aplicação do parágrafo anterior a diferença dos valores destinados ao campeão será distribuída na proporção de 60% (sessenta por cento) para os clubes grandes aderentes ao contrato coletivo de transmissão e 40% (quarenta por cento) para os clubes formadores aderentes ao contrato coletivo de transmissão.

Art. 33 - O vice-campeão estadual fará jus à seguinte premiação:

a) Crédito de 30% (trinta por cento) dos valores destinados à premiação, observada a exceção disposta abaixo.

§1º - Na hipótese do vice-campeão estadual vir a ser qualquer equipe não aderente ao contrato coletivo de transmissão, a premiação estabelecida no contrato coletivo de transmissão ao vice-campeão será reduzida a 25% (vinte e cinco por cento), calculados sobre os 30% (trinta por cento).

§2º - Na hipótese de aplicação do parágrafo anterior a diferença dos valores destinados ao vice-campeão será distribuída na proporção de 60% (sessenta por cento) para os clubes grandes aderentes ao contrato coletivo de transmissão e 40% (quarenta por cento) para os clubes formadores aderentes ao contrato coletivo de transmissão."

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter