A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) oficializou a seleção do Campeonato Gaúcho 2023 onde, como era de se esperar, a presença marcante é de jogadores do Grêmio. Ao todo, foram quatro atletas do Imortal escolhidos: Bruno Alves, Pepê, Bitello e Suárez.
Vice-campeão pela segunda vez nos últimos três anos, o Caxias foi o segundo clube com o maior número de representantes ao emplacar três nomes na considerada equipe ideal. Os escolhidos dentre os comandados de Thiago Carvalho (escolhido como melhor treinador) foram o goleiro Bruno Ferreira, o zagueiro Dirceu e o meio-campista Marlon.
>Ranking de público: veja os clubes com maiores médias de pagantes nos Estaduais
Mesmo parando na semifinal do torneio, o Internacional também teve seus atletas lembrados em dois casos com Alan Patrick e Pedro Henrique. Sendo que, no caso do atacante, ele conseguiu terminar a competição como artilheiro com oito tentos assinalados.
Completaram a seleção Mateus Pivô, lateral-direito do São José (equipe que não passou da primeira fase) e o lateral-esquerdo Patric Calmon, do Ypiranga. O clube de Erechim caiu na semifinal em uma emocionante disputa com o Grêmio que foi resolvida nas penalidades maximas.
Pela segunda edição consecutiva de Gauchão, Bitello foi o escolhido como o craque da competição. O jogador de 23 anos de idade que é cria da base do Grêmio, aliás, já foi bastante elogiado pelo técnico Renato Portaluppi neste início de temporada. Chegando a dizer que, mantido o nível, fatalmente o jogador terá como destino o futebol europeu no futuro próximo.
Além dos atletas e do melhor técnico, a Federação Gaúcha também elegeu Alberto Guerra como o melhor dirigente, Rafael Klein como o melhor árbitro além do prêmio de equipe mais disciplinada (Fair Play) para o São José.