Nesta terça-feira, Figueirense e Guarani entram em campo a partir das 21h30, no Orlando Scarpelli. O duelo é válido pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O que está em jogo para ambos os lados é bem distinto: se os catarinenses jogam aliviados por terem livrado matematicamente o rebaixamento, os paulistas prometem vir com toda a força de olho no acesso à Série A.
Figueirense está matematicamente livre do fantasma do rebaixamento
A situação do clube catarinense está muito mais tranquila após a última rodada da Série B. O empate com o Oeste marcou a soma dos 'mágicos' 45 pontos necessários ao Figueirense - de acordo com cálculos de matemáticos - para livrar quaisquer chances de rebaixamento.
- Nosso primeiro objetivo era esse, chegar aos 45 pontos. Acho que o segundo turno foi muito ruim para nós. Agora é continuar trabalhando - disse André Santos ao canal Premiere.
O duelo contra o Guarani pode ser visto apenas como 'cumprir tabela', mas é mais uma chance para que o Figueira pontue e termine a Série B no melhor panorama possível. Rebaixado em 2016, o clube catarinense era tido como um dos favoritos ao título da segunda divisão em 2018, mas não decolou.
Provável escalação do Figueirense
Se Rogério Micale não poderá contar com o volante Zé Antônio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o treinador do Figueirense terá em seu esquema o retorno de Henrique Trevisan e Pereira - ambos cumpriram suspensão no empate com o Oeste na última rodada.
O provável Figueirense nesta terça-feira tem Vitor Caetano; Matheus Sales, Henrique Trevisan, Nogueira e João Paulo; Pereira, Betinho, Felipe Amorim, Renan Mota e Gustavo Ferrareis; Elton.
Guarani foca em chances matemáticas para garantir acesso à elite
A reta final da Série B também acirra a briga por uma vaga no G4 da competição; oito clubes ainda tem chances de subirem à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Na disputa pelo acesso à elite do futebol nacional, o Guarani é o último clube com chances matemáticas de garantir o acesso - são 4% de chances, como mostrado pelo LANCE!.
O panorama não é lá dos mais favoráveis ao Bugre: o clube ocupa a nona posição da tabela, com 49 pontos, cinco atrás do Goiás (último clube classificado neste momento). Mesmo assim, o elenco mostra que estará focado até o fim da 38ª rodada. Após o término do duelo diante do Coritiba, no último sábado, Denner deixou claro qual é o clima nos bastidores do Brinco de Ouro.
- Nos últimos jogos a gente vacilou, mudou nosso estilo que era de posse, mas hoje (sábado) fizemos um grande jogo e conseguimos voltar a vencer, o que é importante. Enquanto tiver 1% de chance, é 99% de fé, como falam. Temos que fazer nossa parte, dar nosso melhor, e Deus sabe o que vai acontecer daqui para frente. Enquanto tiver chance, nós vamos continuar brigando
Provável escalação do Guarani
O treinador Umberto Louzer declarou em entrevista que quer repetir o mesmo elenco da vitória sobre o Coritiba, mas o treinador ainda tem uma preocupação antes de fechar a equipe: Matheus Anjos. O volante está com dores no tornozelo e ainda é dúvida para o plantel do Bugre.
Caso se recupere a tempo, Matheus Anjos vai a campo e a equipe será igual à da última rodada. Se não, o volante deverá ser substituído por Rafael Longuine ou Rondinelly. O provável Guarani nesta terça-feira tem Agenor, Kevin, Philipe Maia, Fabrício e Romário; Willian Oliveira e Ricardinho; Jefferson Nem, Matheus Anjos (Rafael Longuine/Rondinelly) e Denner; Gabriel Poveda.