Flamengo é clube com marca mais valiosa do futebol nacional, diz estudo

De acordo com análise da BDO Sports Management, Rubro-Negro desbancou o Corinthians após quatro anos. São Paulo continua a completar o pódio no ano de 2015

imagem cameraFlamengo assumiu a liderança após cinco anos de hegemonia do Corinthians (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 18/12/2015
22:17
Atualizado em 20/12/2015
09:26
Compartilhar

A forma como o Flamengo lida com suas finanças trouxe um grande feito para o clube fora de campo. De acordo com levantamento divulgado pela BDO Sports Management, o Rubro-Negro encerrou o ano de 2015 como o clube com maior valor de marca do futebol brasileiro.

A pesquisa, feita com 30 clubes, avaliou as receitas de marketing, estádio, sócios e mídia. Além disto, foram considerados dados financeiros (fluxo de caixa e diferenciais de marca de cada clube) e pesquisa e dados do torcedor (as características de cada torcida).
  

Flamengo cresceu mais que o Timão (Foto: Cleber Mendes/Lancepress!)

Após cinco anos, o Flamengo assumiu a liderança, deixando para trás o Corinthians. O clube encerrou o ano com sua marca avaliada em R$ 1,243 bilhões - R$ 237 milhões a mais. Segundo a BDO Sports Management, o Rubro-Negro tem 53% de sua força nas mãos da torcida, enquanto 32% chegam pelas receitas e os outros 15% vêm através do mercado.

Corinthians teve crescimento abaixo da média (Foto: Mauro Horita/Lancepress!)

O Corinthians teve um crescimento no ranking - fechando o ano com seu valor de marca avaliado em R$ 1,2414 milhões. Porém, sua evolução foi bem inferior à do Fla: 5,3 milhões. Embora o Timão tenha 53% de sua força na torcida, o clube tem 24% do seu valor de marca vindo da receita, e destina 23% do mercado.

São Paulo terminou o ano com marca desvalorizada (Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Lancepress!)

Mesmo seguindo na terceira colocação, o São Paulo viu uma desvalorização em sua marca ao fim de 2015. O clube atualmente tem valor em R$ 878,1 milhões (R$ 1 mi a menos do que no ano passado). A torcida do Tricolor paulista abrange 41% da força da marca, enquanto 30% vem do mercado e os outros 29% vêm das receitas ligadas ao marketing.

Palmeiras teve crescimento considerável

O Palmeiras vem logo em seguida, com sua marca avaliada em R$ 651,2 milhões. Porém, o clube terminou 2015 com um crescimento de R$ 75,1 milhões em relação ao ano anterior. Entre suas forças de marca, a torcida abrange 39%, bem próxima do mercado, que ocupa 36%. As receitas refletem 25% do valor de marca.

Grêmio tem força em sua receita (foto:Ricardo Rimoli/LANCE!Press)

O Grêmio segue na quinta colocação, e evoluindo em seu valor de marca, fechando o ano em R$ 590,1 milhões - R$ 21,6 mi a mais. Com grande campanha para sócio-torcedor, o Tricolor gaúcho tem as forças de sua torcida e de receitas equivalentes: 38% cada. O mercado ocupa 24% de sua força de marca.

Inter tem força equilibrada entre torcida e receitas (Foto: Ricardo Rímoli/AFP)

O Internacional também permaneceu em sexto, mas encurtou sua distância para seu maior rival. A equipe encerrou 2015 com a marca avaliada em R$ 580,7 milhões - R$ 27 mi a mais do que no ano anterior. Sua torcida ocupa 39% do valor de marca, enquanto 38% vem das receitas e 23% do valor é ocupado pelo mercado.

Cruzeiro segue em ascensão (foto:Thomas Santos/AGIF)

O Cruzeiro comprovou novamente o crescimento do valor de sua marca, ultrapassando o Santos e assumindo a sétima colocação. Os celestes têm seu valor estimado em R$ 512,2 milhões - R$ 105 mi a mais do que no ano anterior. O clube vê sua força de marca vir especialmente das receitas, que abrangem 41%, seguido da torcida, com 35%, e de 24% vindo do mercado.

Com ênfase no mercado, Santos perdeu valor e caiu uma colocação (Foto: Ivan Storti/Lancepress!)

O ano de 2015 não foi bom para o Santos em termos fora do campo. Segundo a BDO Sports Management, o clube terminou 2015 com valor de marca estimado R$ 404,6 milhões - caindo R$ 11,4 mi em relação ao ano anterior. Com 40%, a força de marca mais importante dos santistas é o mercado, seguido da torcida, que abrange 37%, e receitas, com 23%.

Receitas são força do Galo (foto:Ricardo Rimoli/LANCE!Press)

O Atlético-MG manteve sua nona colocação, fechando o ano com valor de marca apontado em R$ 394,8 milhões - R$ 37,2 mi a mais. Suas receitas têm mais força de marca, com 38%, seguido da torcida, com 35%, e mercado, com 27%. 

Vasco tem pouca força em receita (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Completando o Top-10, está o Vasco, que fechou 2015 com valor de marca estimado em R$ 359,3 milhões - R$ 19,7 mi a mais do que no ano anterior. A torcida é a grande força do Cruz-Maltino, com 47%, enquanto 30% de sua força vem do mercado e os outros 23% chegam das receitas. 

Em seguida ao Vasco, estão o Fluminense, com valor estimado em R$ 256 milhões, e o Botafogo, em R$ 209,3 mi. 

CONFIRA ABAIXO O LEVANTAMENTO DE VALOR DE MARCA DE CLUBES em 2015 (em R$)*

1 - Flamengo - 1,2437 bilhões
2 - Corinthians - 1,2414 bilhões
3 - São Paulo - 878,1 milhões
​4 - Palmeiras - 651,2 milhões
5 - Grêmio - 590,1 milhões
6 - Internacional - 580,7 milhões
7 - Cruzeiro - 512,2 milhões
​8 - Santos - 404,6 milhões
9 - Atlético-MG - 394,8 milhões
10 - Vasco - 359,3 milhões
11 - Fluminense - 256 milhões
12 - Botafogo - 209,3 milhões
13 - Atlético-PR - 146,8 milhões
14 - Coritiba - 141,2 milhões
15 - Bahia - 102,5 milhões
16 - Sport - 87,4 milhões
17 - Vitória - 78,5 milhões
18 - Goiás - 63,7 milhões
19 - Portuguesa - 58,4 milhões
20 - Figueirense - 51,2 milhões
21 - Criciúma - 40,5 milhões
22 - Avaí - 39,5 milhões
23 - Náutico - 36,4 milhões
24 - Ponte Preta - 35,5 milhões
25 - Santa Cruz - 32,9 milhões
26 - Guarani - 19,1 milhões
27 - Ceará - 19 milhões
28 - Paraná - 18,8 milhões
29 - Atlético-GO - 17,6 milhões
30 - Fortaleza - 13,4 milhões 

*Fonte: Análise BDO Sports Management

Siga o Lance! no Google News