As redes sociais estão cada vez mais presentes nas realidades dos clubes de futebol. O IBOPE Repucom ranqueou os clubes brasileiros de acordo com a interatividade de sua torcida com as respectivas redes sociais. Flamengo e Corinthians lideram o ranking e são os únicos clubes a atingirem a marca de 20 milhões de inscritos. Com 189 mil novos inscritos, o Corinthians se aproximou do líder Flamengo.
Grêmio, Corinthians e Palmeiras registraram um crescimento expressivo em março. O clube de Porto Alegre lidera em volume de crescimento em março, com bom desempenho recente, o Grêmio teve 190 mil novos inscritos em suas contas oficias, sendo que 82% dos inscritos derivam do Instagram e Facebook. Sendo, inclusive, o clube que mais cresceu no Instagram e o segundo no Facebook, com mais de 3 milhões de curtidas em sua página oficial.
O Palmeiras, responsável pelo terceiro maior crescimento no período, com 164 mil novas inscrições, ultrapassou a marca de 9 milhões de inscritos em suas contas oficiais. O Vasco também apresentou bom crescimento, somou 88 mil novos inscritos e teve o terceiro maior crescimento no Twitter entre os clubes nacionais. Com isso, o cruzmaltino assumiu a sétima posição no ranking nacional e se consolidou como a segunda maior base digital entre os clubes cariocas.
O Atlético Mineiro foi o líder em crescimento no Facebook no período, somando novos 92 mil inscritos. Com este resultado, o Galo - atualmente na décima posição - viu a diferença para o rival e nono colocado Cruzeiro cair um terço e atingir 142 mil inscrições.
Um destaque negativo foi com a Chapecoense. O clube catarinense registrou o terceiro mês de quedas seguidas, com a perda de 47 mil inscritos desde o levantamento de janeiro deste ano. Os dez primeiros clubes do ranking somaram mais de 1,1 milhão de novos inscritos, somando 78% do total das novas adesões no período.
A Corinthians TV também alcançou a importante marca de meio milhão de inscritos e se junta aos canais oficiais de Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Santos como os únicos com mais de 500 mil inscritos no YouTube. A Palmeiras TV conta com cerca de 760 mil inscritos no YouTube, sendo a segunda maior conta na plataforma entre os clubes nacionais.
Os 15 primeiros:
1. Flamengo - 20.182.567
2. Corinthians - 20.090.909
3. São Paulo - 12.976.913
4. Palmeiras - 9.096.668
5. Santos - 7.389.577
6. Grêmio - 6.759.851
7. Vasco - 5.944.447
8. Chapecoense - 5.912.496
9. Cruzeiro - 5.697.898
10. Atlético-MG - 5.555.293
11. Internacional - 4.422.917
12. Fluminense - 3.059.030
13. Sport - 3.017.115
14. Botafogo - 2.998.903
15. Bahia -2.757.614