Flamengo e outros nove clubes tentam paralisar Brasileirão durante a Copa América, mas CBF vê dois problemas

Mudança passaria por mudanças nas datas da Copa do Brasil

Escrito por

Nove clubes da elite do futebol nacional pleiteiam uma mudança no calendário junto a CBF. O objetivo é paralisar o Campeonato Brasileiro durante o período de disputa da Copa América, segundo informação da "Band".

As equipes buscam antecipar os confrontos das oitavas e quartas de final da Copa do Brasil e que primeiras as quatro rodadas do Brasileirão que seriam atingidas pelo torneio de seleções sejam adiadas. Além disso, os clubes buscam adiar a decisão do torneio mata-mata para os dias 11 e 15 de dezembro.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Os clubes buscam abrir espaço no calendário para que não sejam desfalcados no Campeonato Brasileiro. Como a Copa América é uma Data Fifa, os times são obrigados a liberar seus jogadores e iriam se desfalcar na competição mais importante do país.

No entanto, a CBF vê alguns problemas com essa reorganização. Caso um clube brasileiro vença a Libertadores e esteja na final da Copa do Brasil, essa equipe poderia atrapalhar o calendário por conta do Mundial de Clubes estipulado para acontecer em dezembro de 2024.

Além disso, Ednaldo Rodrigues mostrou preocupação com relação a 2025, uma vez que as equipes finalistas do torneio mata-mata precisariam se reapresentar mais tarde. Em entrevista ao "ge", o presidente da CBF tratou o tema como complexo.

- Nós colocamos para que a diretoria de competições possa analisar todos os pontos que eles solicitam. Eu verifiquei o documento, é um documento complexo que não é apenas fazer um adiamento de duas partidas pós-Brasileiro. Isso envolve também os direitos de transmissão, de patrocinadores que estão já sabendo que a competição terminaria naquelas datas. Posterior ao Brasileiro envolve férias de atletas, envolve o próprio Sindicato dos Atletas, envolve também um calendário de 2025 que pode ser estrangulado... Mas mesmo assim a CBF sempre vai buscar entender e dar respostas que sejam técnicas para que os clubes sejam envolvidos. É isso que temos feito, mas já sabendo de antemão que tem uma série de outras intervenções que impactam no calendário já tão castigado que é o brasileiro.

Logo depois da vitória sobre o Bangu, o Flamengo, através de Luiz Carlos, Gerente do Futebol Profissional, afirmou que age nos bastidores por uma mudança no calendário. Além do Rubro-Negro, Fluminense, Vasco, Botafogo, Palmeiras, São Paulo, RB Bragantino, Atlético-MG e Athletico-PR pedem uma nova solução.

Siga o Lance! no Google News