O Brasileirão está em seus últimos dias e muitos times já pensam nos próximos desafios. São os casos de Flamengo, que já está em "férias" do Campeonato Brasileiro e que pensa no Mundial de Clubes da FIFA, e Corinthians, que assegurou vaga na próxima edição da Libertadores ao vencer o Ceará.
A diferença entre os dois, em diversos quesitos até a 36ª rodada do Brasileirão, foi grande. Um deles foi a pontaria.
Campeão com muita folga, o Flamengo é o time mais eficiente na hora de finalizar ao gol adversário. Segundo dados do Footstats, o Rubro-Negro acertou 222 das 509 finalizações que arriscou durante o campeonato (aproveitamento de 43,6%). São cerca de 14 tentativas por duelo, com seis na direção do alvo e oito para fora. O clube carioca é seguido pelo Fortaleza (sem computar jogos de quarta-feira). O Tricolor tem aproveitamento de 42,7% (168 finalizações certas de 393 no total), com média de 4,7 chutes no alvo e 6,3 para fora por jogo no Brasileirão.
A dupla paulista composta por Palmeiras e Santos vem logo na sequência, com números bem parecidos. O Verdão já arrematou 507 bolas no Brasileirão e acertou 214 delas (42,2%), enquanto o Peixe bateu 522 vezes, sendo 219 delas com direção correta (42%). No entanto, o Alvinegro tem média melhor de finalizações corretas por partida: 6,1 (marca que só perde para a do Flamengo). Quem completa o top 5 é o Athletico-PR, que soma 409 arremates no Brasileirão. O Furacão tem aproveitamento de 41,1% (168 chutes certos), com média de 4,7 finalizações no alvo por partida.
Do lado oposto está o Corinthians, o quinto pior time no quesito (só é melhor do que Avaí, Chapecoense, Goiás e CSA). Após 36 rodadas, o time de Dyego Coelho chutou um total de 422 bolas ao gol adversário e acertou o alvo em apenas 154 oportunidades (36,5% de aproveitamento). Em média, o Timão acerta 4,3 chutes e erra 7,4.
Hoje, contra o rebaixado Avaí, no Maracanã, o Flamengo tem a chance e melhorar os seus números. .
Para o jogo, o Rubro-Negro tem extremo favoritismo no Betsul, o melhor site de apostas esportivas da América do Sul. Uma vitória do Flamengo pagará 1.13 vez o valor investido. Já um improvável triunfo do Avaí pode multiplicar o dinheiro investido na aposta por 13.22.