No mês passado, o Premiere, canal de TV por assinatura no sistema pay-per-view, que pertence à Globosat, lançou um serviço próprio de streaming em que a transmissão de seu conteúdo pode ser acessada exclusivamente pela internet mediante o pagamento de uma mensalidade, sem que essa esteja ligada a um pacote de TV a cabo. No entanto, isso não é novidade no Brasil, já que neste ano, em março, os torcedores catarinenses tiveram acesso ao mesmo tipo de serviço.
A FCplay.tv, plataforma de streaming pago (PPV) do Futebol Catarinense, foi uma iniciativa da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SC Clubes), por intermédio do presidente Luiz Henrique Ribeiro, que também preside o Tubarão-SC, e teve o apoio da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
O projeto foi colocado em prática por conta da necessidade de tentar buscar uma forma de veiculação dos jogos do Campeonato Catarinense que não fossem ao ar na TV aberta, uma vez que a Globo não renovou o contrato de pay-per-view e da TV fechada para transmissão do campeonato estadual, como explicou mandatário da SC Clubes, Luiz Henrique Ribeiro.
- O FCplay.tv nasceu de uma necessidade dos clubes de Santa Catarina em razão da não renovação do contrato de TV fechada com a Rede Globo. Foi criado e lançado pela SC Clubes em parceria com a FCF e se mostrou uma plataforma inovadora e que prevê uma divisão mais justa das cotas do resultado econômico obtido. Tenho certeza que será uma tendencia nacional, e o nosso estado, por meio de uma ideia pioneira, deu o primeiro passo - comentou Luiz.
A princípio, o FCplay.tv foi um grande desafio de operação e modelagem, tanto é que a iniciativa só foi colocada no ar no 2º turno do Campeonato Catarinense, transmitindo quatro jogos por rodada com qualidade de transmissão similar àquela veiculada pelo SporTV.
O projeto é considerado uma vitória para os clubes, principalmente pelo fato mais relevante ser uma justiça maior na divisão dos resultados econômicos, pois quando o assinante compra o pacote escolhe o clube do coração, que recebe 50% do valor, os outros 50% são divididos de forma igual entre os dez clubes da competição. O que tornou as cotas mais justas para todos os participantes.