O futebol no Rio Grande do Sul está suspenso pelos próximos quinze dias. Em reunião na manhã dessa segunda-feira, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), ficou definido que tanto o Gauchão da primeira divisão como as divisões inferiores serão pausadas como iniciativa de prevenção diante da pandemia do COVID-19. Em coletiva após a reunião, o presidente da entidade, Luciano Hocsmann, falou sobre as decisões tomadas.
- Entendemos que a melhor decisão seria suspender não só o Gauchão, como qualquer competição por 15 dias. A divisão de acesso também para por 15 dias. E, neste período, teremos um gabinete 24 horas para discutir isso. Traremos um infectologista. Daqui a 15 dias nos reuniremos uma vez mais ou até antes para definir.
Representantes das equipes que disputam a elite estiveram presentes e, segundo o que chegou a ser noticiado pelo jornalista Diogo Olivier durante participação no programa de TV Redação SporTV, o Aimoré chegou a se posicionar de maneira contrária à paralisação.
No caso dos clubes mais tradicionais, Grêmio e Internacional, a postura de atletas nas partidas do fim de semana além dos técnicos Eduardo Coudet e Renato Portaluppi foi claramente voltada de maneira favorável a pausa da competição estadual.