O dia 13 de abril está marcado na história do clássico Atletiba, disputado entre Athletico e Coritiba, os dois maiores rivais do futebol paranaense. Nesta data, em 1997, o Furacão aplicava uma goleada de 5 a 2 em cima do Coxa.
Relembre o confronto
Se hoje a Arena da Baixada é a casa do Athletico, naquela ocasião o clássico Pinheirão era o local onde o Furacão mandava seus confrontos e presenciou uma das páginas mais vitoriosas do rubro-negro.
Como todo clássico, o jogo foi disputado palmo a palmo dentro de campo e o primeiro gol saiu apenas nos acréscimos da etapa inicial. Alex, ainda garoto, converteu o pênalti e colocou o Verdão na frente. O segundo gol do Coritiba veio no segundo tempo, quando Basílio achou Brandão e o atacante ampliou.
A reação do Athletico foi avassaladora e no embalo da torcida, Jorginho e Nowak deixaram tudo igual. A virada surgiu com Oséas, que aproveitou o rebote do goleiro e colocou o Furacão em vantagem aos 12 da etapa final.
Embalado com o apoio da arquibancada e devido às duas expulsões do rival, o Furacão ainda marcou gols com Andrei e Jorginho.
Ficha Técnica
Árbitro: Valdir de Córdova Bicudo
Local: Estádio do Pinheirão
Renda: R$ 161.752,00 (21.057 pagantes)
Gols: Alex (49’) do 1º tempos; Brandão (30’’), Jorginho (6’), Nowak (9’), Oséas
(12’), Andrei (25’) e Jorginho (46’) do 2º
Athletico: Ricardo Pinto; Luizinho, Leonardo, Andrei e Ronaldo; Alex, Cleberton (Perdigão); Nowak, Piekarski (Jorginho); Oséas e Joilson. Técnico: Jair Pereira
Coritiba: Anselmo; Alexandre, Auri, Zambiasi e Gustavo (Paulo Sérgio); Embu (Paulo Foiani), Claudiomiro, Piá e Alex; Basílio e Brandão. Técnico: Dirceu Kruger.