Goleiro relata caso de racismo em partida de campeonato estadual

Torcedor do Brusque é preso pela PM, acusado de chamar Caíque, do Criciúma, de "macaco"

imagem cameraO goleiro Caíque (1), do Criciúma, foi vítima de racismo no empate de 1 a 1 com o Brusque (Foto: Celso da Luz/Criciúma EC)
Avatar
Lance!
Brusque (SC)
Dia 09/02/2025
01:54
Atualizado há 6 minutos
Compartilhar

Um torcedor do Brusque foi identificado e preso pela Polícia Militar de Santa Catarina, acusado de racismo contra o goleiro Caíque, do Criciúma. O episódio aconteceu na noite deste sábado (8), durante o confronto entre as equipes e que terminou empatado em 1 a 1, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC).

- Críticas ao meu trabalho, como ser chamado de goleiro ruim, eu aceito. Isso faz parte do futebol. Mas racismo, não. Tenho orgulho de ser negro e não tolerarei isso - desabafou o goleiro Caíque, após o jogo, sobre o episódio de racismo.

Goleiro Caíque vai à delegacia registrar BO de racismo

O Criciúma informou, através da assessoria de imprensa do clube, que o goleiro Caíque esteve na delegacia de Brusque, às 22h51m de sábado (8), para registrar o Boletim de Ocorrência (BO) de racismo.

Na delegacia de polícia de Brusque (SC), Caíque estava acompanhado por Tiago Neoti, supervisor de futebol do Criciúma. Nas redes sociais, o clube fez duas publicações: a primeira, em solidariedade ao jogador; logo em seguida, publicou uma nota de repúdio.

Não foi o primeiro caso de racismo enfrentado pelo goleiro Caíque. Quando ainda jogava pelo Ypiranga, de Erechim (RS), em 2023, ele foi vítima de racismo na partida contra o Altos (PI), pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Na ocasião, Caíque se manifestou: "Toda vez que ouvia esse tipo de comentário, eu ficava em silêncio, mas acho que precisamos começar a falar. Isso mancha o espetáculo."

Com a bola rolando, antes de o goleiro Caíque sofrer com racismo no Estádio Augusto Bauer, o Brusque saiu na frente. Rodolfo Potiguar marcou aos 26 minutos do primeiro tempo. O Criciúma empatou nos acréscimos. Marcelo Hermes acertou um belo chute de fora da área, aos 47 do segundo tempo.

Com o empate de 1 a 1, o Criciúma manteve a liderança do Campeonato Catarinense, agora com 13 pontos em 7 jogos. O Brusque está em sexto lugar, com 10 pontos em 8 partidas.

O goleiro Caíque, do Criciúma, foi vítima de racismo por um torcedor do Brusque durante a partida do Campeonato Catarinense que terminou empatada em 1 a 1 (Foto: Lucas Gabriel Cardoso/AGIF)
Siga o Lance! no Google News