O Goytacaz retornou para a primeira divisão depois do Campeonato Carioca depois de 25 anos. E retornou com o título da Série B1, conquistado após 35 anos. Neste domingo, a equipe de Campos dos Goytacazes empatou em 1 a 1 com o América, no estádio Ary de Oliveira, e levantou a taça da competição. Os gols foram marcados por Anderson Kunzel (América) e Gabriel Galhardo (Goytacaz).
Os dois finalistas da Série B1 deste ano subiram para a primeira divisão e disputarão a primeira fase da Série A do Campeonato Carioca em 2017 ao lado de Resende, Macaé, Bonsucesso e Cabofriense.
A partida foi equilibrada. Precisando do resultado após ter perdido por 1 a 0 no primeiro jogo, o América tomou a iniciativa e não demorou a achar o gol. Aos 19, Anderson Kunzel recebeu na entrada da área e bateu do jeito que deu, a bola desviou e enganou o goleiro Paulo Henrique, que falhou e aceitou.
Apoiado pela torcida, o Goytacaz foi pra cima, e teve uma grande chance de empatar ainda na primeira etapa. Aos 35, João Vitor recebeu de Gabriel Galhardo e foi derrubado por Douglas dentro da área. Pênalti que Galhardo desperdiçou, obrigando Thadeu a fazer boa defesa.
Na segunda etapa, a pressão do Goyta persistiu e o time chegou logo ao gol de empate. Aos 14, Leandro Cruz bateu falta com categoria e acertou a trave. No rebote, Gabriel Galhardo precisou de duas tentativas para conferir e empatar o jogo, se redimindo do pênalti desperdiçado.
Depois do gol, o América partiu pra cima, mas não conseguiu chegar ao gol de desempate. O Goytacaz chegava nos contra-ataques, mas não conseguiu ampliar o placar. Já no fim da partida, o atacante Luan ainda teve tempo para ser expulso.
FICHA TÉCNICA
GOYTACAZ 1 X 1 AMÉRICA
Local: Ary de Oliveira, Campos dos Goytacazes (RJ)
Data-Hora: 30/9/2017 - 15h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço (RJ)
Público: 4.852 pagantes
Cartões amarelos: Léo Rocha e Anderson Kunzel (AME); Edson e Paulo Henrique e Luan (GOY)
Cartões vermelhos: Luan (GOY)
Gols: Anderson Kunzel (19'/1ºT), Gabriel Galhardo (14'/2ºT)
GOYTACAZ: Paulo Henrique; Tenente, Cleiton, Edson (Lucas Tavares - 40'/2ºT) e Almir; Jefinho, João Vitor, Galhardo e Leandro Cruz (Lukinha - 30'/2T); Luan e Rodriguinho (Mário - 47'/2T) - Téc. Paulo Henrique
AMÉRICA: Thadeu; Belarmino, Pessanha, Douglas e Marlon; Anderson Kunzel (Philip - 18'/2T), Robinho, Alan (Welber - 33'/2T) e Leo Rocha; Tiago e Allan Barreto (Gleisson - 38'/2T) - Téc. Lucho Nizzo