O Campeonato Brasileiro acabou com um número elevado de estrangeiros - Grêmio e São Paulo que digam. De acordo com um levantamento da Oddspedia, empresa de inteligência esportiva, os Clubes acabaram com 11 gringos no elenco. A maioria deles são da América do Sul, de países como Argentina, Paraguai, Equador, Venezuela, Chile e Uruguai.
➡️Veja quais times brasileiros jogam a Libertadores e a Sul-Americana em 2025
Quando se trata de jogadores europeus, o Grêmio – com os centroavantes espanhol Diego Costa e o dinamarquês Martin Braithwaite – empata com o Corinthians que trouxe Memphis Depay, da Holanda, e Héctor Hernández, da Espanha e o Vasco, com os meias Dimitri Payet, da França e Maxime Dominguez, da Suíça. Já o São Paulo, tem um jogador da Irlanda do Norte, o lateral esquerdo Jamal Lewis. Ou seja, os jogadores sul-americanos ainda dominam os times nessa final do Brasileirão 2024.
América Latina segue na liderança dos reforços
Apesar da Europa ter aumentado seu quociente no futebol brasileiro, a América Latina segue na liderança do reforço nacional. A Argentina foi o país com o maior número de jogadores estrangeiros no campeonato, com 44, sendo 5 jogadores com cidadania também italiana. O país é seguido pelo Uruguai, que enviou 24 jogadores, e Colômbia, com 15 representantes, sendo o ponta direita do Fluminense, Kevin Santino, também peruano.
A Angola foi o país africano com mais adições, 2 jogadores, sendo um com dupla cidadania portuguesa, o ponta esquerda Ivan Cavaleiro, do Bragantino (SP). Na Europa, a Espanha enviou dois reforços para a Série A e todos os outros países: Bulgária, Dinamarca, França, Holanda, Irlanda do Norte, Portugal e Suíça enviaram um jogador cada.
Veja estrangeiros do Grêmio
- Marchesín
- Kannemann
- Diego Costa
- Villasanti
- Cristaldo
- Pavón
- Aravena
- Arezo
- Monsalve
- Braithwaite
- Soteldo
Veja os estrangeiros do São Paulo
- Alan Franco
- Galoppo
- Calleri
- Orejuela
- Arboleda
- Mendéz
- Nahuel Ferrares
- Santiago Longo
- Jamal Lewis
- Bobadilla
- Michel Araújo