Grêmio ou Internacional? Qual é a maior torcida do Rio Grande do Sul?
As duas torcidas gaúchas são as que contam com o maior número de fanáticos
- Matéria
- Mais Notícias
O Grêmio tem mais torcida que o Internacional mesmo quando pegamos três pesquisas diferentes. A pesquisa mais recente, da AtlasIntel, de 2023, aponta o Grêmio com 4,6% da preferência nacional, em 7º lugar, enquanto o Inter tem 3,5%, em 10º lugar. Esta pesquisa mostrou que na região Sul a preferência pelo Grêmio chega a 29,1% e pelo Inter, 21,4%. Foram 1.600 respostas pela internet entre 6 e 20 de abril, em respostas captadas em 640 municípios em todo o país. A margem de erro é de 2%.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A pesquisa mais famosa, do Datafolha, é realizada desde 1993. Na última edição, em 2019, mostrou o Grêmio com 3,5% da preferência de torcida nacional, em 7º, e o Internacional com 2,8%, em 8º. Nesta, foram entrevistadas 2.878 pessoas em 175 municípios brasileiros. Nas sete pesquisas realizadas pelo instituto, os gremistas sempre apareceram à frente, mas em algumas com empate na margem de erro.
A maior torcida da região Sul do Brasil
Em 2022, a pesquisa de torcida realizada pelo jornal "O Globo" em parceria com o Ipec mostrou o Grêmio em 6º lugar com 3,2% e o Internacional em 8º lugar com 2,2%. A região Sul, como mostrado por outras pesquisas, é a única na qual o Flamengo não ganha, com Grêmio (18,4%) e Inter (12,5%) ficando na primeira e segunda posições, respectivamente. Em número absoluto, a torcida gremista está estimada em 9,82 milhões e a colorada em 7,69 milhões.
Em 2013, a PluriConsultoria fez uma pesquisa diferente, pois visava apontar as torcidas mais fanáticas do Brasil. E justamente os dois maiores clubes gaúchos contaram com a maior porcentagem de torcedores que efetivamente ligam para futebol. A pesquisa mostrou que 22,5% dos gremistas são fanáticos, enquanto 19,4% dos colorados se consideram fanáticos.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias