Ituano e Tombense fazem final da Série C em duelo de clubes-empresas

As duas equipes adotaram a forma de gestão e observam os resultados dentro de campo

Escrito por

No último fim de semana, as quatro melhores equipes da Série C confirmaram o acesso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Criciúma, Ituano, Novorizontino e Tombense irão disputar a Série B na próxima temporada. Divididos em dois quadrangulares, os  líderes de cada grupo definirão o campeão da competição.

Fora das quatro linhas, Ituano e Tombense são administradas por gestões empresariais. Em formatos diferentes, as equipes aderiram ao projeto e estão ascendendo dentro das quatro linhas. Com a regulamentação do país, diversos clubes tradicionais já demonstraram interesse na migração para a SAF.

De acordo com Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo, a mudança no formato administrativo será um processo natural para a sobrevivência dos clubes brasileiros.

- É uma tendência no futebol mundial, o modelo associativo é comprovadamente falido, basta olhar a situação de vários grandes do futebol brasileiro. Nos próximos anos, iremos passar por uma mudança cultural, e como qualquer mudança desta natureza, terá os seus solavancos.

No campo das mídias sociais, a conta oficial da competição no TikTok já conta 247 mil seguidores, com mais de 11 milhões de interações. Além das transmissões dos jogos pelo aplicativo viral, todos os confrontos da terceira divisão foram em plataformas de streaming.

- A parceria com o TikTok foi um sucesso, conseguimos angariar milhares de fãs que curtiram o conteúdo sobre a Série C. Em quatro meses, já alcançamos um número expressivo no aplicativo. Além disso, consolidamos as transmissões esportivas dentro da plataforma, com a exibição de diversos jogos ao público - afirma Guilherme Figueiredo, CEO da NSports.

Em 2021, todas as partidas da competição foram transmitidas via streaming. De acordo com Bruno Maia, especialista em especialista em inovação e novos negócios na indústria do esporte, as plataformas possibilitam uma nova experiência ao consumidor.

- O crescimento do streaming diminui bastante a força que esse modelo de distribuição em massa tinha na TV aberta. Atualmente, as plataformas passam por um processo de transformação na criação de conteúdos. Não apenas com os jogos ao vivo, mas por meio de séries e documentários, que tem cativado uma parcela grande do consumidor - conta o CEO da Feel The Match.

No próximo sábado (13), às 17h15, em Tombos-MG, os clubes abrem a série para definir o título. Com a melhor campanha, o Rubro-negro paulista decidirá em casa, no dia 20, às 17h (de Brasília).

Siga o Lance! no Google News