Com o mesmo número de pontos no Brasileirão, Santos e Palmeiras fizeram um clássico bastante movimentado e equilibrado neste sábado (05), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. O Clássico da Saudade terminou empatado em 2 a 2 no estádio Urbano Caldeira.
O Peixe saiu vencendo, com gol de Diego Pituca marcado aos 38 minutos do primeiro tempo, mas o Alviverde virou na etapa final, com gols de Raphael Veiga, em cobrança de pênalti aos 10 minutos, e Willian, de cabeça, aos 18. Porém, com gol de Marinho aos 29 minutos da etapa complementar, o empate foi definido.
DEZ MINUTOS DE PALMEIRAS
O Palmeiras começou melhor que o Santos, mas essa superioridade não passou dos primeiros dez minutos de jogo. E ainda que tenha concentrado mais as ações ofensivas no início do jogo, o Alviverde criou apenas uma grande chance, em um chute de fora da área de Emerson Santos, que obrigou o goleiro John fazer uma boa defesa.
PEIXE CRESCE
O Santos tinha problemas no meio de campo. Na prática, o time atuou em um 4-2-4, com Alison mal na partida e apenas Diego Pituca na zona central. Mas, com uma boa movimentação ofensiva, o Alvinegro foi se acertando aos poucos e criando chances, principalmente com Marinho inspirado, partindo para cima, tendo uma boa sustentação pelo lado direito, com Pará também fazendo um ótimo primeiro tempo.
PITUCA ABRE O PLACAR
E foi pelo lado direito de ataque que o Santos abriu o placar. Aos 38 minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo palmeirense Matia Viña falhou, perdendo o tempo da bola e dando espaço para Marinho. O atacante acionou Kaio Jorge e o jovem cruzou para Diego Pituca aparecer como elemento surpresa e empurrar para o fundo da rede.
APAGÃO NO INTERVALO
Pouco antes de a bola voltar a rolar para o segundo tempo, os refletores da Vila Belmiro apagaram, devido à forte chuva que caiu na Baixada Santista neste sábado (05), o que atrasou por alguns minutos a retomada da partida.
A reportagem do L!, entrou em contato com responsáveis pelo patrimônio da Vila Belmiro, que justificaram o apagão como uma queda de energia e a necessidade de tempo para reaquecimento das luzes de mercúrio.
PALMEIRAS VIRA
Quando a bola voltou a rolar na Vila Belmiro, quem deu sinais de estar aceso foi o Palmeiras, que virou a partida em dois lances de escanteio pelo lado esquerdo. Aos nove minutos final, Lucas Lima alçou a bola na área e Lucas Veríssimo tocou com a mão na bola ao subir para a disputa. Com a ajuda do monitor do VAR, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza anotou o pênalti, batido e convertido por Raphael Veiga. Já aos 18 minutos, em um novo escanteio que Lucas cobrou pelo setor canhoto, a bola foi desviada no primeira trave e Willian escorou para virar o jogo para o Alviverde.
QUEM TEM MARINHO...
Mas não foi porque o Palmeiras virou que Marinho deixou de jogar. O Peixe voltou a pressionar o seu rival e, aos 29 minutos do segundo tempo, em boa jogada individual, o camisa 11 ganhou da defensiva palmeirense e bateu no canto direito do goleiro Weverton, que nada pôde fazer.
ZÉ RAFAEL EXPULSO
Já nos acréscimos, quando o jogo caminhava para o final, o meia palmeirense entrou de forma dura no lateral-esquerdo santista Felipe Jonatan, que saiu com dores na perna. Após muita reclamação dos atletas da casa, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza consultou o monitor do VAR e deu vermelho para o camisa 8 palestrino.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 2 PALMEIRAS
Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP).
Data e horário: 05 de dezembro de 2020, às 17h.
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Neuza Inês Back (SP)
Árbitro de vídeo: José Cláudio Rocha FIlho (SP)
Público e renda: Portões fechados
Cartões amarelos: Soteldo, Diego Pituca e Lucas Veríssimo (Santos); Lucas Lima, Mayke e Emerson Santos (Palmeiras)
Cartão vermelho: Zé Rafael (Palmeiras)
Gols: 1-0 Diego Pituca (38'/1T); 1-1 Raphael Veiga (10'/2T); 1-2 William (18'/2T); 2-2 Marinho (26'/2T)
SANTOS: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Laércio, 49'/2T); Alison (Vinicius Balieiro, 15'/1T), Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga (Bruno Marques, 24'/2T). Técnico: Cuca.
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Alan Empereur (Kusevic, 43'/2T) e Matias Viña; Emerson Santos, Zé Rafael, Lucas Lima (Breno Lopres, 29'/1T) e Raphael Veiga; Gabriel Veron e Willian (Gabriel Silva, 21'/2T). Técnico: VItor Castanheira