O GreNal 417, ocorrido no último dia 9 de setembro que terminou com o triunfo do Colorado por 1 a 0, parece ter tido, à princípio, seu último desdobramento nessa sexta-feira (21) com o julgamento ocorrendo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) referente aos diversos incidentes relacionados a partida.
Contando em sua equipe jurídica com o conhecido advogado na área esportiva Mário Bittencourt, o Grêmio acabou saindo praticamente "ileso" dos envolvidos no julgamento.
Isso porque o volante Maicon, além do técnico Renato Portaluppi, estavam enquadrados no artigo 258 (assumir conduta contrária à ética desportiva) e, enquanto o atleta teve punição de uma partida revertida em advertência, o treinador foi absolvido da acusação.
Quem também acabou absolvido de qualquer tipo de punição foi o trio de arbitragem da partida composto Pericles Bassols, Clovis Amaral da Silva e Bruno Cesar Chaves Vieira. Já o mesmo não pode se dizer do Inter que, mediante ao atraso na volta do intervalo para início da etapa complementar, foi multado no valor de R$ 1.000.