O Palmeiras vive um dos períodos mais vencedores de sua história. O São Paulo, ainda que não conquiste um título desde 2012, parece finalmente ter encontrado um caminho e apresenta uma equipe competitiva liderada por um técnico promissor, Hernán Crespo. O Corinthians, por sua vez, está num túnel onde não se enxerga luz alguma.
Poucas vezes se viu tamanha distância do Alvinegro para seus dois maiores rivais. Porque existe evidente perspectiva para o Tricolor, diferentemente do que se vê no Timão, que ontem. como era esperado, demitiu Vagner Mancini depois de ser eliminado pelo Palmeiras nas semifinais do pouco importante Campeonato Paulista. Verdão e Tricolor vão se enfrentar em uma decisão com ligeiro favoritismo para o lado verde, que está mais entrosado e tem um elenco que ainda é superior. O resultado, porém, é imprevisível.
De longe, o Corinthians vai observar, apenas. Recém-eliminado também da Copa Sul-Americana - e com duas rodadas de antecedência -, tem pela frente um Campeonato Brasileiro em que sua torcida sabe que não lhe é permitido sonhar e ainda a esperança da Copa do Brasil. Também é bem difícil imaginar que consiga passar pelo Atlético-GO e por mais quatro adversários para alcançar o troféu.
É fundamental que um projeto sério e de médio prazo comece hoje, no primeiro dia após a demissão de Mancini. Que se encontre o técnico adequado, que este técnico saiba reconstruir um gigante que está ferido por uma dívida imensa e por um período sem títulos que já tem dois anos. Ainda que seja dolorido viver isso enquanto os rivais sonham alto.
O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.