Lances como de Soteldo são válidos ou “desnecessários”? Veja opiniões e vote
Atacante do Santos causou confusão generalizada ao pisar na bola
O atacante Soteldo, do Santos, causou uma confusão generalizada no duelo diante do Vasco pelo Brasileirão, ao provocar os adversários subindo em cima da bola, com a partida em andamento. Os jogadores do Cruz-Maltino se irritaram com o gesto e revidaram com entradas fortes.
+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
A atitude do venezuelano, para alguns é antidesportiva e não deve ser feita, para muitos é só mais uma 'boa' e 'sadia' provocação.
Assim, perguntamos para os jornalistas do Lance!: Lances como de Soteldo são válidos ou "desnecessários"?
Victor Mendes - Da Redação do Lance! - RJ
Desnecessário: Pode ser válido, mas também é desnecessário. Portanto, a reação mais enérgica do adversário também faz parte do futebol. Futebol é paixão, as nuances e a temperatura do jogo vão indicar como quem vê esse lance vai reagir. Soteldo fez isso quando o Santos estava apanhando de todo mundo? Fez quando o jogo estava 0 a 0? Não fez. Em qualquer lugar do mundo, no profissional ou na várzea, essa jogada não seria bem recebida.
Alexandre Guariglia - Da Redação do Lance! - SP
Válido: Com certeza são válidos. Os únicos que não devem gostar disso são os adversários do dia. O lance pode provocar expulsão, mexer com o emocional do rival, atrair marcação… Não vejo problema. Agora, caso o troco da provocação venha, precisa segurar a bronca.
Paulo Victor Reis da Silva - Da Redação do Lance! - RJ
Desnecessário: Falando especificamente sobre o lance do Soteldo: desnecessário. Pisada na bola só para provocar os adversários. Está longe de ser recurso, não foi nada além de uma coisa boba e infantil.
Thiago Augusto Soares - Da Redação do Lance! - RJ
Válido: Futebol também é um jogo psicológico. Desestabilizar o adversário a partir do uso da bola é um recurso que cabe ao jogador. A provocação faz parte do jogo. Podemos discutir o gosto de cada um em relação à provocação, mas Soteldo não feriu nenhuma regra. Além de ser bizarramente advertido com cartão amarelo, viu seu agressor permanecer em campo.
Rafael Oliva - Da Redação do Lance! - SP
Válido: Nunca há necessidade de fazer lances como o do Soteldo, pois não teve objetivo algum em relação ao jogo em si. Nada em direção ao gol, criação de jogada ofensiva... Porém, não está fora das regras e não é atitude antidesportiva ao meu ver. Só é bobo, mas a provocação 'sadia', sem prejuízo às pessoas, ainda não foi proibida no futebol.