Um brasileiro vem sendo um dos grandes nomes da Euro Futsal. O goleiro carioca Léo Higuita, naturalizado cazaque, vendo sendo o grande destaque da competição europeia ao lado do melhor jogador do mundo, o português Ricardinho. E hoje tem a missão de conduzir o Cazaquistão a primeira final de Euro na história do país. E pra isso precisa parar na melhor seleção do mundo da modalidade, a Espanha. A partida será às 18h (horário de Brasília), em Ljubljana, na Eslovênia.
Com a segundo defesa menos vazada da competição, com apenas três gols em três jogos, Léo Higuita vem sendo o grande destaque do Cazaquistão no torneio. Nas quartas de finais, contra a Sérvia, fez pelo menos dez defesas difíceis e saiu como o melhor do jogo. O camisa 2 fica feliz com o sucesso, mas prefere exaltar o coletivo.
- Posso dizer que já venho alguns anos vindo bem, em evidência, fui eleito melhor goleiro do mundo por dois anos seguidos, enfim. Não é um momento novo no lado pessoal, mas no lado coletivo vejo com grandes chances de conseguirmos a classificação para final. Sonho com isso todos os dias e vou fazer de tudo para que vire realidade. Chegamos aqui pra poder competir e chegar até o último dia, conseguimos esse feito. Se conseguirmos ir pra final eu posso dizer que é um sonho pessoal jogar uma final de Europeu. O meu momento fica em segundo plano, penso mais no coletivo em pensar em vencer, depois vem o individual – disse o atleta.
Os últimos confrontos contra os espanhóis não trazem boas memórias para os cazaques. Em 2016 Cazaquistão e Espanha se enfrentaram duas vezes, pela Euro, na Sérvia, e na Copa do Mundo, na Colômbia. Em ambas as competições os espanhóis levaram a melhor. Mesmo com o retrospecto negativo, Higuita acredita que seja o momento de surpreender o rival.
- Aprendizado tem que tirar sempre das derrotas. Perdemos as últimas duas para a Espanha, mas tenho certeza que demos o nosso máximo, dificultamos a vitória deles. Cada jogo tem sua história, os momentos são diferentes, muita coisa muda em um, dois anos, então a gente consegue agora estudar essa nova Espanha que sem dúvidas tem muitas qualidades. Conseguimos ver coisas novas neles, respeitamos bastante, mas sem medo. O jogo tem que ser jogado, forte, o espanhol é muito bom taticamente e temos que ter cuidados. Entrar focado do começo ao fim e com a concentração no máximo pra conseguirmos sair vitoriosos – comentou.
Léo Higuita é muito respeitado na Espanha, por ser um grande goleiro debaixo das traves e também por ser o melhor goleiro do mundo jogando com os pés. Pela Seleção e o Kairat, seu clube, já deu muito trabalho para os espanhóis.
- Não chegam a temer, mas se preocupam muito com o nosso estilo de jogo. Não sei se fico feliz ou preocupado, porque tenho certeza que vão fazer uma marcação muito forte. Vamos estar preparados pra tentar surpreender também de novo – finalizou.