menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Lusa envia carta à Presidência por desculpas do Ministro da Educação

Portuguesa quer retratação formal do Ministro Abraham Weintraub após post publicado no Twitter em que ele ironizava torcedores do clube ao falar de protesto na Av. Paulista 

Montagem - Ministro da Educação Abraham Weintraub e Portuguesa
imagem cameraLusa enviou carta à Presidência pedindo desculpas formais do Ministro da Educação  (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 16/08/2019
12:10
Atualizado em 16/08/2019
13:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Portuguesa enviou um pedido à comissão de ética da Presidência exigindo um pedido formal de desculpas do Ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na última terça-feira, ele ironizou no Twitter os protestos de estudantes contra o programa federal Future-Se e cortes na educação, citando a torcida da Lusa.  

Em nota enviada ao LANCE!, a Lusa disse que quer um pedido de desculpas do ministro, mas que não estuda entrar com um processo judicial.

"Referente à polêmica envolvendo o atual ministro da educação, o clube enviou à comissão de ética da Presidência da República uma carta de repúdio solicitando retratação formal do Ministro acerca de suas declarações. Fora isto, o clube por ora não pretende entrar com processo judicial"

Veja a íntegra da carta

"Carta de Repúdio e Pedido de Retratação

Com muita indignação esta Associação Portuguesa de Desportos que sempre respeitou o Poder Público, e que desde sua origem contribui para o crescimento do desporto no país, recebeu a notícia de um post no “Twitter” pela conta pertencente ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que buscando menosprezar uma manifestação popular, comparou-a a uma manifestação de torcedores desta Associação.
Primeiramente Sr. Ministro, devemos alertá-lo que nossa educação não é uma primazia, a despeito de sua própria declaração, que como ministro da Educação, conseguiu em breves linhas desrespeitar a democracia, crenças, ideologias, laços culturais.
Não respeitou uma entidade quase centenária, que ao longo de sua história foi celeiro de diversos craques nacional e internacional.
Para se “defender” de uma manifestação democrática, ofendeu uma nação de apaixonados, menosprezando suas conquistas e lutas. Ofendeu nossas origens e também a profissão digna de muitos.
Aqui não é uma comunidade de padeiros, mas temos entre nós muitos deles, e são orgulhos de nossa origem.
Não somos meia dúzia de pessoas, somos milhões, parte deles silenciados por terem sofrido com a maior vergonha da história do futebol nacional, que culminou com o rebaixamento desta Associação no ano de 2013, algo não apurado de maneira contundente pelo Poder Público, cujos desdobramentos estão presentes até os dias atuais.
Mas continuamos de pé, porque o amor não se mede por divisão, nem por quantidade.
Respeite nossa história, respeite nosso amor.
Hoje, mais do que nunca VAMOS À LUTA.

São Paulo, 14 de agosto de 2019,
99 anos da Associação Portuguesa de Desportos"

A Lusa completou 99 anos na última quarta-feira (14). Afundada em dívidas e sem conseguir voltar ao futebol nacional, só disputando competições estaduais, o clube ainda vive com o 'fantasma' de ter o estádio do Canindé leiloado a qualquer momento. 

"Sobre o estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, o jurídico vem acompanhando os processos judiciais que pedem a penhora do terreno do clube, onde está incluso o estádio",  afirmou o clube. 

Relembre o caso

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, ironizou os protestos feitos nesta terça-feira (13), na Avenida Paulista contra cortes na educação realizadas no mesmo dia pela UNE (União Nacional dos Estudantes).

Na piada, o político citou a Portuguesa, tradicional clube da cidade de São Paulo. Abraham ironizou o número de manifestantes, os comparando com a torcida da Lusa. Em seguida, ao corrigir a grafia da palavra “kombi”, afirmou que, quando escreveu o comentário, “estava rindo”.

A Lusa não deixou barato e respondeu à provocação de Abraham, ressaltando a história do clube e corrigindo o político, que havia escrito Portuguesa Futebol Clube ao se referir à equipe. O nome correto do clube é Associação Portuguesa de Desportos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias