Mineiro 2020 tem fórmula definida sem quartas de final e torneio extra para os times pequenos
O arbitral da competição trará um campeonato mais enxuto, atendendo o desejo das equipes da capital e ainda mantendo as equipes do interior em atividade por mais tempo
O Campeonato Mineiro de 2020 terá mudanças significativa em sua fórmula de disputa. O três grandes da capital mineira, Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro, conseguiram emplacar uma data a menos no torneio, eliminando a fase de quartas de final da competição.
O torneio voltará ao modelo de 11 rodadas em turno único entre os 12 participantes, com quatro equipes se classificando às semifinais, caindo de 16 para 15 datas utilizadas para o campeonato. As semifinais e finais se mantém em duelos de ida e volta. O início do Mineirão será no dia 22 de janeiro e a última partida do Estadual será disputada no dia 26 de abril.
O arbitral do Mineiro de 2020 foi realizado na tarde desta terça-feira, 29 de outubro, na sede da Federação Mineira de Futebol(FMF) e além do fim das quartas de final, que foi disputada em 2018 e 2019, houve outras inovações, tornando o Mineiro mais enxuto e racional no calendário do futebol brasileiro, que terá um ano de 2020 “apertado” novamente com disputas de outra Copa América, e dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Apoio do interior
O regulamento do Mineiro 2020 diz que um jogador pode defender apenas uma equipe durante a competição.
Para que a fórmula sem quartas de final voltasse, houve consenso entre os clubes da capital e alguns do interior, já que a maioria era favorável à manutenção de mais uma data do torneio, para manter os times em atividade por mais tempo.
Os pesos da votação, com Cruzeiro com 12, Galo com 11 e América-MG com 10, somando 33 no total, teve de contar com um time com boa pontuação do interior para que o modelo do torneio de 2020 fosse aprovado.
O Mineiro 2020 terá América-MG, Atletico-MG, Cruzeiro, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Patrocinense, Tombense, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova. Coimbra, campeão do Módulo II, e o Uberlândia, vice, são as equipes mais novas da competição..
Novidades: troféu Inconfidência e Recopa
Uma boa notícia para as equipes do interior será a introdução da Recopa Mineira, que acontecerá depois do Campeonato Mineiro. Será um mini torneio disputado pelo melhor classificado geral do interior contra o vencedor da outra novidade de 2020: o Troféu Inconfidência, que terá participação do quinto ao oitavo colocado da primeira fase do Estadual, mantendo os times fora da capital em atividade por mais tempo no calendário.