No Clássico Rei que marcou a reabertura da Arena Castelão — que estava fechada para troca de gramado —, o Ceará bateu o Fortaleza por 2 a 1 na tarde deste sábado (8) e manteve a campanha com 100% de aproveitamento no Campeonato Cearense. Lucas Mugni e Pedro Henrique marcaram para o Ceará ainda no primeiro tempo, enquanto Lucero, de pênalti, descontou para o Fortaleza no segundo, em jogo válido pela 5ª rodada do Estadual.
➡️Libra e LFU dão passo rumo à unificação das ligas; entenda
Como foi Ceará 2 x 1 Fortaleza
O Fortaleza começou melhor, com mais volume de jogo e tentando avançar em jogadas pela esquerda, com Marinho, ou pelo meio, por onde Pochettino era quem procurava organizar a equipe. Foi assim durante os primeiros 15 minutos, mas a falta de efetividade custou caro no minuto seguinte — e o tempo mostraria que para o jogo como um todo. Isso porque, aos 16, Lucas Mugni bateu falta quase na linha de fundo pela direita, chutando direto para o gol e encobrindo o goleiro João Ricardo, na abertura do marcador para o Ceará. O gol desestabilizou o Fortaleza, e o Ceará aproveitou para explorar as falhas na marcação. Assim, aos 25, Pedro Henrique ampliou, após erro coletivo da defesa tricolor.
O técnico Juan Pablo Vojvoda só conseguiu arrumar o time no intervalo. E, no segundo tempo, o Fortaleza foi o senhor das ações no Clássico Rei. O time dominou a partida e passou a maior parte do tempo no campo de ataque. Marinho, caindo principalmente pela direita, era o mais perigoso. Foi ele quem, aos 25, entrou na área e acabou derrubado por Lourenço. Pênalti, que Lucero bateu com categoria dois minutos depois para descontar. Daí até o fim, o Fortaleza seguiu pressionando, mas o Ceará soube se defender e garantir a vitória no clássico — além da invencibilidade no Campeonato Cearense.
Como ficam Ceará e Fortaleza no Estadual
Com a vitória, o Ceará encerra a primeira fase com 15 pontos em cinco jogos no Campeonato Cearense, disparado na liderança do Grupo A. O Fortaleza, mesmo com a derrota, também encerra a primeira etapa na liderança do Grupo B. As duas equipes se classificaram diretamente às semifinais. O Ceará espera pelo vencedor de Horizonte x Maracanã, que se enfrentam por uma das quartas de final; e o Fortaleza encara quem passar de Ferroviário x Tirol.
✅ FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 x 2 CEARÁ
CAMPEONATO CEARENSE - 5ª RODADA
🗓️ Data e horário: 8 de fevereiro de 2025, 16h30m (de Brasília)
📍 Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
🥅 Gols: Lucas Mugni (16'/1ºT) e Pedro Henrique (25'/1ºT); Lucero (27'/2ºT);
🟨 Cartões amarelos: Pedro Henrique, Aylon, Lucas Mugni, Fernando Sobral, Richardson (CEA); Mancuso (FOR)
🏟️Público: 42.464 (total)
💰Renda: R$ 1.284.370,00
⚽ ESCALAÇÕES
FORTALEZA (Técnico: Juan Pablo Vojvoda)
João Ricardo; Mancuso, Brítez, Kuscevic (Diogo Barbosa) e Bruno Pacheco; José Welison, Pol Fernández e Pochettino (Calebe); Marinho, Lucero e Moisés (Breno Lopes).
CEARÁ (Técnico: Léo Condé)
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Ramon Menezes (Willian Machado) e Matheus Bahia; Richardson (Diego), Fernando Sobral (Lourenço) e Lucas Mugni (Rômulo); Pedro Henrique (Galeano), Aylon e Fernandinho.
🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Matheus Candançan (Fifa/SP)
🚩 Assistentes: Victor Hugo Imazu (PR) e Gisele Cazarin (SC)
4️⃣ Quarto árbitro: Charly Wendy (SC)