O Grêmio Novorizontino lançou na tarde da última quinta-feira (9), seu currículo de formação de atletas, batizado 'Em Frente, Tigre Valente’. O documento traz a linha de condutas de trabalho a serem seguidas no processo de formação de jogadores desde a categoria sub-11 até o sub-20, baseadas nos valores, missão e visão do clube.
O evento ocorreu no auditório do Edifício Pelé, na Federação Paulista de Futebol e contou com a presença de autoridades do esporte, como o vice-presidente da FPF, Mauro Silva, e representantes de vários clubes do país, além de empresas de gestão esportiva, prefeituras e instituições de ensino como a Universidade do Futebol.
+ Listamos 20 clubes tradicionais que nunca conquistaram a Champions
+ IFFHS atualiza as posições dos times brasileiros em ranking mundial de clubes; veja aqui
O presidente do Novorizontino, Genilson da Rocha Santos, afirmou que o documento estará em constante atualização, sempre voltando suas diretrizes para os objetivos futuros do clube.
- O propósito do clube agora é fazer com que esse currículo seja aplicado de forma efetiva dentro da instituição, para que tenhamos sempre em nosso horizonte o que está funcionando, o que precisamos melhorar, o que falta acrescentar - declarou o mandatário.
O currículo foi construído com base em pesquisas bibliográficas e documentais, em análises do contexto da instituição e de recomendações de entidades esportivas, como a Conmebol. Carlos Rogério Thiengo, doutor em Educação Física, foi consultor do Novorizontino na construção do currículo e detalhou os objetivos do documento na formação dos jogadores.
- O objetivo é organizar a ação da instituição junto a formação dos futebolistas, respeitando e valorizando a sua identidade, mas com a visão de futuro, de oferecer uma preparação para carreira esportiva das próximas décadas e, principalmente, contribuir no desenvolvimento pessoal dos jovens.
+ Paulistão 2023: veja os duelos do mata-mata da competição
A postura do clube foi muito elogiada por Mauro Silva, um dos nomes fortes da Federação Paulista de Futebol na atualidade. Para o dirigente, o currículo apresentado pelo Novorizontino mostra a importância de um clube definir seus processos para que a instituição não fique sujeita a alterações bruscas com a troca de treinadores,
- Quando os clubes não têm essas informações organizadas e os processos definidos, o treinador que chega ele muda. Hoje é um dia imensamente feliz para a Federação Paulista e o Novorizontino é um exemplo com esse currículo de formação que está sendo apresentado, com a preocupação de ter um modelo de formação tão claro, com foco no desenvolvimento humano.
Com a execução das diretrizes deste documento, o Grêmio Novorizontino espera figurar entre os principais clubes do Brasil e entrar na rota de negócios no mercado nacional e internacional, garantindo receitas para a manutenção do processo.