Pelé, 80 anos em 80 dias: conheça a origem do apelido do Rei do Futebol

Saiba como surgiu o apelido do maior jogador de futebol de todos os tempos.  Nome surgiu após Pelé, garoto de tudo, não conseguir pronunciar nome correto de amigo do pai 

imagem cameraDivulgação
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 14/12/2020
22:22
Atualizado em 15/12/2020
08:35
Compartilhar

Se você citar o nome Edson Arantes do Nascimento, pode ser que muita gente não saiba de quem se trata. Mas se você citar o nome Pelé em qualquer parte do planeta, é muito provável que os interlocutores abram um sorriso e saibam que você está se referindo ao melhor jogador de futebol de todos os tempos.

Nascido no dia 23 de outubro de 1940 na cidade mineira de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé é filho de João Ramos do Nascimento (também ex-jogador de futebol, conhecido como Dondinho) e Celeste Arantes do Nascimento. Quando ele tinha quatro anos de idade a família se mudou para Bauru, interior de São Paulo. Nessa época, o garoto era chamado de Dico pela família e de Edson pelos amigos. Influenciado pelo pai, Dico sempre foi fã de futebol e logo começou a fazer parte dos times de garotos que jogavam nas ruas de Bauru. Ele gostava de atuar no gol, inspirado no goleiro José Lino da Conceição Faustino, o Bilé, amigo de time de seu pai, o Vasco de São Lourenço (MG).

Como Edson não conseguia pronunciar o nome Bilé corretamente, durante os jogos com os amigos, ele falava algo semelhante a “Seguuura, Pilééé!”, quando fazia suas defesas. O fato fez com que os amigos passassem a chamá-lo de Pelé. Ele não gostou, e foi aí que o apelido pegou entre os amigos.

Das ruas de Bauru, Pelé passou por algumas equipes amadoras durante a infância, e, aos 11 anos, foi defender o Clube Atlético de Bauru, a convite do jogador Waldemar de Brito. Passados alguns anos, Waldemar percebeu o enorme talento de Pelé e decidiu levá-lo para um clube maior, o Santos Futebol Clube. O resto é história!

Siga o Lance! no Google News