Internado desde quarta-feira no Hospital Israelita Albert Einstein, Pelé, 82 anos, não responde mais ao tratamento quimioterápico que faz em resposta a um câncer no cólon direito. O Rei do Futebol foi colocado em cuidados paliativos após o tratamento comum ser suspenso. A informação foi divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo.
Cuidados paliativos são utilizados quando o tratamento comum em doenças consideradas progressivas e letais não funciona. A medida visa amenizar dores e o desconforto com a falta de ar que acomete o Rei do Futebol. No início deste ano, Pelé teve diagnosticadas metástases no intestino, pulmão e fígado.
Segundo divulgado inicialmente pela 'ESPN', Pelé foi internado na última terça-feira (29/11) no Hospital Albert Einstein, no Morumbi (zona oeste paulistana), com um quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma síndrome edemigênica (edema generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada.
As informações não foram confirmadas ao LANCE! pelo Einstein. Por meio de sua assessoria, o hospital mantém a atualização médica divulgada na sexta-feira (2).
- A equipe médica diagnosticou uma infecção respiratória, que vem sendo tratada com antibióticos. A resposta tem sido adequada e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde. O ex-jogador continuará internado nos próximos dias para continuidade do tratamento - diz o boletim assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, Rene Gansl, oncologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico do Einstein.
Também por meio de sua assessoria, o Einstein afirmou que não serão concedidas entrevistas sobre o estado clínico de Pelé e a comunicação será feita por meio de notas.
Pelé vem realizando uma série de postagens em suas redes sociais mesmo internado. Na última delas, na sexta, garantiu estar bem e agradeceu homenagem recebida pelos organizadores da Copa do Mundo do Qatar.
- Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado ao Catar por essa homenagem, e a todos que me enviam boas energias!
Por meio de postagem nas redes sociais, Kely Nascimento, uma das filhas de Pelé, minimizou a gravidade da condição médica do pai.
- A mídia está surtando novamente e eu quero vir aqui abafar um pouquinho. Meu pai está internado, regulando medicamento. Eu não estou pulando num voo para correr lá. Meus irmãos estão no Brasil, visitando, e eu vou no Ano-Novo. Não tem surpresa, nem emergência.