Pelo Brasileirão Feminino, Internacional e Corinthians reeditam final de 2022
Enquanto time paulista tem dominado na categoria principal, Inter é mais vitorioso na base<br>
- Matéria
- Mais Notícias
Após sete rodadas do Brasileirão Feminino 2023, Internacional e Corinthians, equipes que disputaram a final no ano anterior, medem forças novamente na próxima segunda-feira (24). No Beira-Rio, a bola começa a rolar a partir das 17h30 (de Brasília). O Corinthians é o atual líder da competição, com 19 pontos, e o Inter é o quarto colocado, com 16. Caso vença o confronto direto, as Gurias Coloradas irão igualar a pontuação do Timão, mas ainda ficarão atrás por conta da diferença no saldo de gols.
O confronto também marca o encontro entre duas equipes que vêm se consolidando na modalidade no cenário nacional, tanto na base quanto no profissional. No caso do Corinthians, desde que reativou a categoria em 2016, o clube tem alcançado bons resultados na categoria principal, com 14 taças durante este período (quatro Brasileiros, três Libertadores, uma Copa do Brasil, três Campeonatos Paulistas, duas Supercopas do Brasil e uma Copa Paulista). Na base, o título mais relevante em âmbito nacional é o Brasileirão Feminino Sub-16 de 2021, oportunidade em que venceu nos pênaltis o próprio Internacional.
Relacionadas
>Pedro Henrique guarda boa lembrança de enfrentar o Flamengo
Por outro lado, o Inter apresenta amplo domínio nas categorias de base do futebol feminino, com um projeto bastante sólido. Somente no ano de 2022, as Gurias Coloradas venceram dois títulos nacionais, tornando-se as primeiras a atingir tal feito com as conquistas do Brasileirão Feminino no Sub-20 e no Sub-17. Neste último, aliás, de forma invicta.
Além disso, a base colorada ainda venceu, em 2020, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro Sub-16. No ano de 2019, o título foi na categoria sub-18, também com a conquista do Brasileirão.
Com o objetivo de tornar a modalidade feminina autossustentável, a diretoria do clube vem trabalhando ano a ano com orçamento em crescimento. Na atual temporada, é 40% maior em relação a 2022.
Dentro do clube, o investimento no futebol feminino ocorre desde 2017, quando foi reativado. Com cada vez mais força entre os principais candidatos ao título, o Inter conquistou diversas taças regionais nos últimos anos como os estaduais de 2017, 2019, 2020 e 2021.
- Temos feito um projeto sólido no clube para que possamos desenvolver a modalidade e conquistar cada vez mais espaço entre as principais equipes, além do foco em tornar o futebol feminino do internacional autossustentável. Temos feito um trabalho muito forte na base, em que ganhamos títulos em todas as categorias, além de fornecer atletas de qualidade ao elenco principal. Iniciamos esta temporada, por exemplo, com 19 atletas formadas no Inter - ressalta Leonardo Menezes, Gerente de Futebol Feminino do Inter.
Em 2022, com a final do Brasileirão, o clube também deu um passo importante no cenário continental. Isso porque, apesar de não conquistar o título, a vaga na final do torneio nacional garantiu a primeira disputa da Libertadores de sua história na modalidade.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias